Jaguar Land Rover admite que perde vendas por problemas de qualidade.
março 4, 2021CEO da empresa admite que insatisfação dos clientes prejudica negócios.
A mesmo tempo em que promove um grande plano interno de reestruturação e direciona investimentos para o setor de eletrificação, o grupo Jaguar Land Rover enfrenta sérios problemas envolvendo reputação e qualidade. A empresa frequentemente ocupa posições nada confortáveis em pesquisas globais de confiabilidade e amarga pesadas baixas comerciais em razão disso.
Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News, o próprio CEO do grupo, Thierry Bollore, reconheceu o problema e admitiu que o impacto negativo na imagem da Jaguar Land Rover é preocupante. “A insatisfação de nossos clientes realmente prejudica nosso volume natural. As oportunidades perdidas hoje são enormes. São mais de 100.000 vendas saudáveis que poderíamos realizar”, afirmou.
Tanto Jaguar quanto Land Rover figuraram entre as 5 marcas com pior desempenho na pesquisa de qualidade mais recente da consultoria JD Power nos Estados Unidos. Ballore afirmou que a empresa está fazendo “melhorias dramáticas” a esse respeito e que espera reverter a situação o quanto antes. “Estamos reduzindo a complexidade de nossos veículos. O resultado será que menos coisas darão defeito porque o processo não será tão complexo”, explicou.
Em teleconferência realizada com investidores, o executivo afirmou que primeiros sinais parecem bastante positivos e que o grau de insatisfação dos clientes está em níveis “baixíssimos” para modelos da linha 2021. Não à toa, empresa tem gastado bem menos com solução de reclamações e reparos em garantia.
O plano de reestruturação para voltar à lucratividade inclui ainda redução do portfólio atual (ou seja, fim de linha para modelos considerados pouco rentáveis) e redução da produção em aproximadamente 25%. A ideia é preparar o terreno para a transição elétrica, que demanda bastante investimento.
Fonte: Automotive News