Jeep Gladiator sai de linha na Europa por não contar com eletrificação.

Jeep Gladiator sai de linha na Europa por não contar com eletrificação.

setembro 6, 2023 Off Por motoractionbrasil

Picape se despede do mercado europeu com série especial FarOut Final Edition.

Jeep Gladiator FarOut Final Edition

A Stellantis acaba de confirmar a despedida da picape Jeep Gladiator do mercado europeu. As vendas na região serão encerradas no final do ano e, por enquanto, não há perspectiva de retorno. A saída da caminhonete tem relação direta com a estratégia da marca de focar em eletrificação e tornar-se totalmente EV na Europa até o final de 2030.

Por lá, a Gladiator é vendida unicamente com motor 3.0 V6 turbodiesel e não conta com eletrificação. O propulsor, vale lembrar, também está sendo descontinuado nos Estados Unidos, onde a picape é produzida. Por lá, vale pontuar, as vendas seguirão normalmente nas versões equipadas com motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina (que não é oferecido na Europa). O mesmo vale para o Brasil.

Para marcar a despedida, a Jeep da Europa preparou lançamento de série especial batizada de FarOut Final Edition. A partir da variante Overland, a edição oferece elementos exclusivos como placa metálica “FarOut Edition” na porta traseira, decalques pretos do pára-lama Freedom acima das cavas das rodas, vidros protetores solares de cor profunda e rodas de alumínio de 18 polegadas em granito cristal com pintura em preto brilhante.

Os estribos laterais tubulares pretos Mopar acrescentam funcionalidade e praticidade, completando a caracterização estética específica da edição especial. Na cabine, destaque para bancos de couro McKinley premium, bancos aquecidos e volante aquecido como itens de série. Há ainda sistema de áudio Alpine Premium de 9 altifalantes e recursos como detector de ponto cego, aviso de colisão, controle de cruzeiro adaptativo e controle automático de faróis altos.Jeep Gladiator 2021

Sob o capô, o motor 3.0 V6 turbodiesel desenvolve 263 cv de potência a 3.600 rpm e torque máximo de 61,2 kgfm a 1.400 rpm. O câmbio é smepre automático TorqueFlite 8HP75 de 8 marchas. Outros recursos importantes são a caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades com relação de marcha baixa de 2,72:1 e o sistema shift-on-the-fly. As cores disponíveis são Bright White, Black, High Velocity, Silver Zynith, Sting Grey, Sarge Green e Hydro Blue.

Recon será SUV elétrico com pegada off-road

Novos Jeep elétricos

A marca esclarece que a despedida da Gladiator da Europa representa a nova estratégia da empresa em direção à eletrificação total. Além do Avenger EV, já vendido, a Jeep confirma que lançará três veículos totalmente elétricos na região até 2025, incluindo os modelos Recon e Wagoneer S. Até o final de 2030, as vendas europeias da Jeep serão 100% elétricas.

Por: Redação