Jeep Renegade com 2 airbags recebe apenas uma estrela em teste de colisão
julho 5, 2023Configuração testada pela entidade era produzida no Brasil para alguns mercados na região
Principal órgão avaliador da segurança veicular da América Latina, o Latin NCAP acaba de divulgar os resultados obtidos em nova leva de testes. Entre os modelos avaliados, destaque para o Jeep Renegade produzido no Brasil e vendidos em diversos mercados da região. O SUV alcançou desempenho baixo nas provas e ficou com apenas 1 estrela de 5 possíveis.
Conforme explica o Latin NCAP, o Renegade testado foi adquirido no Panamá e corresponde ao acabamento mais básico disponível no portfólio (protocolo sempre seguido nas avaliações). Dessa forma, conta de série com apenas dois airbags frontais e controle de estabilidade. Demais equipamentos de segurança são oferecidos apenas como opcionais.
Nas provas, o modelo obteve 48,71% para proteção do ocupante adulto, 66,71% para proteção do ocupante infantil, 45,32% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% para sistemas de assistência à segurança.
Além disso, o veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. No impacto frontal, o relatório diz que a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos.
O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. Já o impacto lateral de poste não foi realizado, uma vez que airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são oferecidos apenas como opcionais. As tecnologias AEB e ADAS estão disponíveis à parte, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.
Jeep Renegade 2024 – Teste de colisão
Na prática, mesmo que tenha sido produzida no Brasil, a versão testada não é comercializada no mercado nacional (apenas em outros países da região). Por aqui, o Renegade oferece de série 6 airbags, ESP, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, entre outros. Porém, a própria Jeep diz que encerrou a produção desta configuração com 2 airbags.
Latin NCAP x Jeep
Normalmente, esta situação já seria polêmica por conta da regra do Latin NCAP de sempre escolher o carro menos equipado em toda a América Latina e Caribe, o que causa algumas confusões. Porém, esta é uma situação bem incomum pois a ONG não mediu palavras ao falar da Stellantis (dona da Jeep) no comunicado enviado à imprensa, acusando a marca de “enganar os consumidores”.
A bronca do LatinNCAP é que a Jeep está usando o resultado de 5 estrelas obtido em 2015 até hoje, o que a entidade diz ser um uso indevido, pois as regras dizem que a classificação só pode ser utilizada em publicidade e marketing por até quatro anos após a publicação – ou seja, teria que ter parado de usar em 2019. Só que a ONG reclama que ainda empresa ainda usava no seu material. E ainda lembrou dos resultados da Fiat Strada, Peugeot 208 e da dupla Fiat Argo e Cronos.
Do outro lado, a Stellantis mandou um posicionamento, afirmando que não produz mais o Renegade com apenas 2 airbags, oferecendo o SUV com 6 airbags em todos os mercados da região:
“O Jeep Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis air bags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos do segmento em equipamentos de segurança. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida. A Stellantis reforça o compromisso na evolução constante da segurança em seus produtos e comercializa modelos com a mais severa exigência de engenharia, qualidade e homologações.”
Fonte: Latin NCAP