Kawasaki ZX-10R 2022 estreia no Brasil neste mês.
junho 2, 2021Esportiva com 203 cv de potência começará a ser vendida no país na segunda quinzena de junho por R$ 98 mil.
A Kawasaki apresentou nesta terça-feira, 1º de junho, a nova ZX-10R 2022, esportiva com motor de 998 cc e potência de até 213 cv e que tem arrematado os títulos no Mundial de SuperBike desde 2015.
Segundo a marca, a edição 2022 da ZX-10R recebeu carenagens mais esportivas, mas a parte mecânica não foi esquecida. O motor de 4 cilindros em linha recebeu um novo radiador de óleo refrigerado a ar, além de a moto contar com winglets integrados e atualizações nas suspensões.
Na eletrônica, a nova ZX-10R passa a contar com painel digital com conectividade para smartphones além de acelerador eletrônico que refletiu no reposicionamento do sensor de posição da manopla.
A Kawasaki também alterou a transmissão de seis marchas, que passa a utilizar uma roda dentada de maior diâmetro necessária para tornar as três primeiras marchas mais próximas – resultando em partidas mais velozes e saídas de curvas mais rápidas.
Veja galeria de imagens da Kawasaki ZX-10R 2022
A ZX-10R recebeu ainda mudanças no chassi para aumentar sua estabilidade e oferecer maior controle nas mudanças de direção. Segundo a marca, o pivô do braço oscilante foi reposicionado 1 mm para baixo e a distância entre eixos ganhou 10 mm, passando de 1.440 mm para 1.450 mm.
De acordo com a Kawasaki, “a ZX-10R 2022 tem uma ergonomia totalmente nova concebida com foco na aerodinâmica. Entre as diversas modificações estão a bolha para-brisa disposta num ângulo mais íngreme e 40 mm mais alta, a posição dos punhos (manoplas) estendida 10 mm para frente, a parte traseira do assento mais elevada, assim como pedais que foram reposicionados 5 mm para cima.”
Outro ganho interessante na nova versão é o sistema de iluminação por LEDs, que substituiu um conjunto halógeno e que além de proporcionar luzes mais brilhantes também reduziu o peso da moto em 450 gramas.
A central eletrônica da esportiva foi aprimorada com a adição de uma unidade de medição inercial da Bosch e agora oferece modos de pilotagem integrados, controle eletrônico de cruzeiro e o já citado painel de instrumentos digital em TFT colorido com conectividade para smartphones por meio do aplicativo ‘Rideology The APP’.
A nova ZX-10R tem preço de lançamento de R$ 97.990,00 e de R$ 99.990,00 na versão especial Kawasaki Racing Team (KRT).
Ninja ZX-10R 2022 | Ficha Técnica
MOTOR
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada 998 cc
Diâmetro x curso 76,0 x 55,0 mm
Taxa de compressão 13,0:1
Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível Injeção eletrônica (ø47 x4)
Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida Partida elétrica
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)
PERFORMANCE
Potência máxima 203 CV / 13.200 rpm
Potência máxima com RAM Air 213 CV / 13.200 rpm
Torque máximo 11,7 kgf·m / 11.400 rpm
TRANSMISSÃO
Transmissão 6 velocidades
Sistema de acionamento Corrente de transmissão
Relação de redução primária 1,681 (79/47)
Relação da 1ª marcha 2,600 (39/15)
Relação da 2ª marcha 2,158 (41/19)
Relação da 3ª marcha 1,882 (32/17)
Relação da 4ª marcha 1,650 (33/20)
Relação da 5ª marcha 1,476 (31/21)
Relação da 6ª marcha 1,304 (30/23)
Relação de redução final 2,412 (41/17)
Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo
CHASSI
Tipo de quadro Longarina dupla em alumínio fundido
Caster / Trail 25,0º / 105 mm
Suspensão dianteira Garfo invertido de ø43 mm (BFF) com câmara de compressão externa.
Compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
Suspensão traseira Back-Link horizontal com amortecedor a gás BFRC Lite, compressão,
retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 125 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55ZR17M/C (75W)
Freio dianteiro Disco duplo semi-flutuante Brembo de 330 mm em forma de margarida,
pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos de alumínio
Freio traseiro Disco simples de 220 mm em forma de margarida,
pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.) 27º / 27º
DIMENSÕES
Dimensões C x L x A 2.085 mm x 750 mm x 1.185 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Distância do solo 135 mm
Altura do assento 835 mm
Capacidade do tanque 17 litros
Peso em ordem de marcha 207 kg