Kia Tasman: picape rival de Hilux e Titano já tem data para iniciar produção

Kia Tasman: picape rival de Hilux e Titano já tem data para iniciar produção

dezembro 8, 2023 Off Por motoractionbrasil

Inédita no portfólio da marca, caminhonete estará nas lojas em 2025

Kia pickup truck unofficial rendering

Especulada desde meados de 2020, a inédita picape que a Kia desenvolve para atuar no segmento global de médias parece já ter data para chegar ao mercado. De acordo com a imprensa da Coreia do Sul, familiarizada com os segredos da marca, a caminhonete será apresentada ao público no final de 2024 e entrará em regime de produção em série em fevereiro de 2025.

A estreia comercial acontecerá logo na sequência e, desde já, o nome Tasman desponta como uma dos mais especulados para a picape. O registro da nomenclatura já foi, inclusive, requerido pela marca junto aos órgãos de patente de países como Uruguai, Costa Rica, Coreia do Sul e Austrália. A referência é justamente o estado insular australiano, conhecido pelas áreas selvagens e de relevo acidentado.

Kia Telluride 2023

O projeto da Tasman está sendo tocado pela matriz em parceria com equipes da Austrália. O país da Oceania, inclusive, será um dos primeiros a receber a caminhonete, tendo em vista a força do segmento por lá. Posteriormente, mercados da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina também serão atendidos.

Segundo rumores, a picape está sendo pensada para ter atributos suficientes para rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e até mesmo a estreante Fiat Titano. Tanto é que será construída sobre chassi de longarinas, como é tradição no segmento, e oferecida com cabines simples e dupla. A tração poderá ser traseira ou 4×4, dependendo a versão.

Outro destaque ficará por conta da motorização. Nesse ponto, a Kia depositará fortes apostas na adoção de um propulsor diesel (ainda não revelado) capaz de fazer a picape alcançar ampla capacidade de reboque e carga útil. Levando em conta os números do segmento, esperamos 3.500 kg e 1.000 kg, respectivamente.

Detalhes sobre o design são mantidos em sigilo, uma vez que os protótipos flagrados ainda são do tipo mula – ou seja, têm carroceria composta por partes emprestadas de outros carros. A expectativa fica para adoção da mais recente linguagem visual da Kia, adotado em modelos como Telluride, Sorento e o elétrico EV9.

Por: Redação