Lohner-Porsche Semper Vivus: primeiro híbrido em série é de 1900.
abril 20, 2022Construído em 1900 por Ferdinand Porsche, o Semper Vivus adotou o sistema de propulsão conhecido hoje como “híbrido com extensor de autonomia”.
Ferdinand Porsche pode ser lembrado apenas como fundador da marca de esportivos que leva seu sobrenome ou ainda por ter sido responsável pelo visual final do Fusca. Mas ele também é um dos pioneiros do carro elétrico. Nada de estranho nisso, considerando que no início dos anos 1900 o carro elétrico tinha tanta probabilidade de dar certo quanto os com motor de combustão interna.
Porém, mais de 1 século depois, sabemos que o motor a combustão venceu, seja pela conveniência ou pela vontade de alguns grupos industriais. No entanto, entre as soluções concebidas Porsche está o que pode ser considerado o ancestral do carro híbrido em série moderna, onde o motor a combustão serve apenas de gerador de energia para as baterias e os propulsores elétricos. Tais conceitos foram aplicados no Lohner-Porsche Semper Vivus de 1900.
Trabalho em veículos elétricos
No final do século XIX, quando a energia elétrica era uma das formas mais comuns de alimentar os primeiros carros, Ferdinand Porsche começou a trabalhar em seus primeiros projetos na Lohner-Werke.
Aqui nasceu o primeiro dos carros conhecidos como Lohner-Porsche. Foi apresentado na Feira Mundial de Paris de 1900 com grande aclamação e era equipado com dois motores elétricos montados diretamente nas rodas dianteiras cada um com uma potência de cerca de 3 cv.
Em novembro do mesmo ano, a Lohner-Porsche participou de um teste de resistência para veículos elétricos patrocinado pelo Automobile Club da Grã-Bretanha e Irlanda. Nesta versão de corrida, os motores foram montados em todas as rodas, tornando-o o primeiro carro do mundo com tração nas quatro rodas.
O nascimento do Semper Vivus
No outono de 1900, Ferdinand Porsche começou a planejar um novo protótipo baseado em um trem de força nunca antes visto. A Lohner-Porsche Semper Vivus combinou os motores elétricas nos cubos das rodas dianteiras com dois motores de combustão De-Dion-Bouton de um cilindro, cada um com uma potência de 2,5 cv, que não foram conectados ao eixo motor, apenas geravam energia para alimentar os elétricos.
Os dois motores a gasolina foram usados para acionar um gerador elétrico que enviava a energia necessária aos motores nos cubos das rodas e o excesso de energia aos acumuladores especiais. Este foi o primeiro exemplo de um grupo motopropulsor híbrido.
A evolução do modelo
Após o nascimento do Semper Vivus, Ferdinand Porsche continuou a fazer modificações em seu trem híbrido de força com o objetivo de criar uma variante adequada para a produção em série. Em 1901 nasceu a Lohner-Porsche Mixte, que melhorou significativamente as características e o desempenho do modelo anterior.
Em vez dos motores de um cilindro, foi instalado um motor de 5,5 litros e 25 cv de quatro cilindros da empresa austríaca Daimler em para alimentar o gerador de energia sob o assento do motorista. E você aí pensando que o BMW i3 era moderno…
Lohner-Porsche Semper Vivus, primeiro híbrido em série