Marca britânica Norton anuncia projeto de emissão zero.

Marca britânica Norton anuncia projeto de emissão zero.

junho 20, 2022 Off Por motoractionbrasil
Hoje controlada pela indiana TVS, fabricante de motos esportivas aposta em design próprio e parceria com seis empresas inovadoras.
Norton V4SV

Norton V4SV | Imagem: Divulgação

A marca britânica Norton ganhou nova vida após ser adquirida pela indiana TVS em 2020. E os planos têm se tornado ambiciosos. O mais novo capítulo da nova fase foi anunciado nesta sexta-feira, 17, o projeto de eletrificação de seus modelos.

Aproveitando-se de um programa de incentivo “Advanced Propulsion Center (APC)” do governo do Reino Unido, a Norton lança seu projeto de emissão zero.

A empresa não deu detalhes sobre os produtos, mas garantiu que as motos serão guiadas “por uma filosofia de design e um compromisso incansável com a perfeição, os produtos elétricos ainda parecerão inconfundivelmente Norton”.

Uma das propostas da fabricante é quebrar a escolha entre autonomia e desempenho, oferecendo velocidade de corrida e um alcance de “turismo”.

Para conseguir esse objetivo, a Norton contará com seis parceiros estratégicos, Delta Cosworth, HiSpeed ​​Limited, Formaplex Technologies, M&I Materials, INDRA e a Universidade de Warwick, com quem já tinha um projeto anterior.

Sede da Norton, no Reino Unido
Sede da Norton, no Reino Unido  | Imagem: Divulgação

“Trabalharemos ao lado desses parceiros para desenvolver tecnologia e produtos de classe mundial que aprimorarão a cadeia de suprimentos do Reino Unido para todos os componentes críticos da tecnologia de veículos elétricos (EV), incluindo baterias, motores, chassis, óleos de refrigeração e carregadores de veículo para casa”, diz a nota da Norton.

A Delta Cosworth será encarregada de projetar a bateria, enquanto a HiSpeed ​​Limited fará o design de motor e processos de fabricação. A Formaplex Technologies usará sua experiência na fabricação de compósitos de precisão e a M&I Materials dará suporte em aplicações de óleos de resfriamento dielétricos. Já a INDRA trabalhará a tecnologia de carregamento de veículos para residências enquanto a Universidade de Warwick se focará em tecnologia de baterias, modelagem e desenvolvimento de cadeia de ferramentas.  

A Norton, no entanto, não estipulou uma data para que as motos elétricas cheguem ao mercado.