Mariana Oleskiv, da Agência do Turismo da Ucrânia: ‘no futuro próximo, o turismo mostrará a verdadeira história da Ucrânia!’
março 15, 2023A guerra na Ucrânia tem mostrado o verdadeiro espírito de um povo. Toda força, esperança, garra e trabalho dos ucranianos para superar e vencer a guerra são apresentados nesta entrevista comovente de Mariana Oleskiv, presidente da agência estatal de turismo do país. Segundo ela, os ucranianos aprenderam a viver e a trabalhar em condições de guerra.
Mariana Oleskiv, Presidente da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia, integra a série ENTREVISTAS PRESIDENCIAIS DO DIÁRIO. Esta entrevista, gentilmente cedida pela Think Tank Turismo e Sociedade – TSTT, apresenta uma pessoa totalmente apaixonada por seu país, e com forte esperanças de um futuro especial após a guerra, que ainda acontece em seu território: “Após a vitória da Ucrânia, o turismo será obviamente alterado”, diz na entrevista.
Mariana tem mais de 17 anos de experiência de trabalho no setor do turismo, principalmente nos setores do MICE e do marketing. O seu conhecimento dos recursos turísticos ucranianos permitiu-lhe criar um website de turismo na Ucrânia, www.nezabarom.com.ua., que traduzido para inglês tem um significado semelhante a “não se pode perder”.
Ela também conhece bem o setor hoteleiro, trabalhando em algumas unidades em grandes centros turísticos nas cidades de Lviv, Odessa e Kiev.
Em 3 de Março de 2020, no meio da pandemia, foi nomeada Presidente da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo na Ucrânia e ao mesmo tempo criou a empresa “Travel Ukraine” com o objetivo de desenvolver o turismo doméstico na Ucrânia. Acompanhe:
EDIÇÃO DO DIÁRIO:
Mariana Oleskiv, estamos atravessando tempos difíceis em geral, e em particular no seu país, acha que podemos esperar regressar a um mundo de respeito e solidariedade?
Não só esperamos por ele – na verdade, lutamos por ele. Infelizmente, o mundo tornou possível que um império como a Rússia existisse, crescesse economicamente e se tornasse uma ameaça para todo o mundo democrático. E agora ameaçam-nos a todos com as armas nucleares… Assim, a única forma de todos nós regressarmos à paz é tornando a Rússia num Estado democrático desmilitarizado. É claro que a Ucrânia está aqui na linha de frente, mas precisamos da ajuda de todos os (seres) humanos deste planeta que acreditam na paz e na democracia na nossa luta contra este puro mal.
Estou certa de que, após a vitória da Ucrânia, o papel global da Ucrânia será transformado numa ação – visitar a Ucrânia, descobrir o seu poder e beleza, conhecer o povo incrivelmente corajoso, sentir o espírito de heroísmo e tristeza, conhecer a nossa cultura, provar a gastronomia local. Para aprender a pronunciar “Slava Ukrayini” e “Heroyam Slava!
Haverá uma janela aberta para o desenvolvimento turístico. E estamos trabalhando nisto agora mesmo – em direção às rotas turísticas únicas nas regiões já libertadas. E o mesmo trabalho deverá ser feito em relação a Kherson, Crimea, Donetsk e Luhansk e outros territórios temporariamente ocupados.
Acha que o turismo, enquanto ponte entre os povos, pode ser a melhor arma?
Sejamos honestos. Muitas pessoas descobriram que a Ucrânia existe desde 24 de Fevereiro de 2022. As notícias aterradoras sobre a guerra não provocada da Rússia contra a Ucrânia – tornou-se a principal fonte de informação.
Observaram o nosso país sangrar e ser bombardeado, esperando a vitória russa dentro de alguns dias.
Depois, ficaram espantados com a nossa resistência. Afinal de contas, todos compreenderam a nossa paixão e vontade interna de vencer. Agora – o caminho para a vitória torna-se mais óbvio.
No futuro próximo, o turismo vai se tornar a melhor forma de sentir a verdadeira história da Ucrânia na guerra.
Não se trata de fatos e notícias. Mas sobre a verdadeira compreensão da nação, que impediu as hordas russas de irem mais longe.
No futuro, o turismo vai se tornar uma das coisas mais importantes para compreender, sentir e perceber o papel da Ucrânia no puzzle mundial global.
E numa situação tão complicada, o que se está promovendo por parte da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo na Ucrânia?
Neste momento, é importante para nós dizer ao mundo a verdade sobre a luta da Ucrânia contra o ruzhismo. Acreditamos que isso ajudará a Ucrânia a vencer. E, em certa medida, é a nossa contribuição para o desenvolvimento turístico futuro. Encorajamos as pessoas a visitar a Ucrânia após a nossa vitória.
No nosso mercado interno, trabalhamos com bloggers e líderes de opinião numa campanha que dirá aos ucranianos que têm o direito de respirar e descansar um pouco nestes tempos emocionalmente muito difíceis. E a melhor maneira de o fazer é inspirar-se na beleza do nosso país ao viajar. Com esta campanha queremos recomeçar lentamente o turismo doméstico e apoiar a indústria.
Sendo você uma jovem mulher, onde o golpe de uma guerra afeta emocionalmente, o que faz para expressar tal força?
A bravura e a liberdade estão no nosso DNA. Durante os primeiros dias da guerra, ficámos chocados. A nova realidade que enfrentávamos era difícil de aceitar. A pior sensação que tive durante as primeiras semanas de guerra foi o medo de perder o nosso país, a nossa liberdade. Mas o trabalho cura, por isso comecei apenas a fazer o que podia para o meu país ganhar.
Após o duro golpe nas infra-estruturas nacionais e outros problemas relacionados com um desenvolvimento normal da indústria do turismo, por onde começar?
Após a vitória da Ucrânia, o turismo será obviamente alterado. Desde as abordagens ao planejamento urbano – questões de segurança com abrigos em locais turísticos, planos completos para a evacuação em museus, etc. – para as novas rotas turísticas nos territórios libertados.
Hoje temos o plano de recuperação da Ucrânia, desenvolvido pelo Gabinete do Presidente. É para 10 anos. Abrange todos os setores mais importantes da economia, incluindo o turismo. Estabelecemos um grupo de trabalho especial que é responsável pelo desenvolvimento deste plano e por uma maior recuperação da indústria.
Até agora, para reconstruir os danos causados por esta agressão, estimamos que o Estado e os investidores privados investirão perto de 200 bilhões de dólares.
Os números podem ser muito mais elevados, no entanto, uma vez que não podemos estimar os danos reais até à libertação total das nossas terras. Mas o dinheiro não é nada. A Ucrânia paga com o sangue e a vida do nosso povo pela segurança europeia.
E quanto aos próximos passos?
Estamos apoiando o negócio turístico na Ucrânia. Vamos criar capacidade para abrir a Ucrânia após a nossa vitória. Estamos prontos para enfrentar a nova procura – para descobrir a nação que parou a Terceira Guerra Mundial.
Antonio Santos, presidente del Tourism and Society Think Tank, teve a sorte de viver em Kiev e Kharkiv durante alguns meses por razões profissionais, e disse que a Ucrânia é um país diferente do que esperávamos. O que é que o seu país tem para fazer com que todos se apaixonem por ele?
A Ucrânia tem os fantásticos recursos turísticos. Temos montanhas, mares, rios, florestas e até desertos. Cultura ancestral, tradições únicas, cozinha incrivelmente deliciosa. Cidades modernas com vida noturna brilhante e autênticos povoados nos Cárpatos, onde se pode cair na calma e conhecer a natureza. Temos as infra-estruturas – estradas, aeroportos, hotéis, restaurantes. Mas a nossa maior vantagem é o nosso povo. Corajosos e indomáveis, e incrivelmente hospitaleiros.
Estou certo de que, no futuro mais próximo, o aperto de mãos com os nossos heróis será a nova tendência no turismo.De um ponto de vista turístico, o que podemos encontrar num país onde, apesar de uma situação tão trágica como esta em que vivem, os seus cidadãos continuam a sorrir para si em cada esquina?
Os ucranianos aprenderam a viver e a trabalhar em condições de guerra, apoiando assim a economia da Ucrânia. Hoje podemos até ver que o turismo doméstico começou gradualmente a se recuperar.
No entanto, queremos que o mundo se lembre que a Ucrânia é um grande destino turístico. Por conseguinte, após a nossa vitória, queremos usar o nosso atual interesse na Ucrânia e acolher estrangeiros para viajar para o nosso país indomável e conhecer os nossos corajosos cidadãos.
Na Ucrânia, é possível encontrar de tudo – turismo urbano, esqui, mar e praia. Mas o mais importante são as pessoas que irá conhecer durante as suas viagens. A nossa bravura já é a marca ucraniana.
Quais são os principais objetivos na agenda da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia?
Apoiar o negócio do turismo, ajudar a transformar e a adaptar-se às condições da guerra. As nossas principais tarefas são restaurar a indústria do turismo, ajudar na reabilitação dos nossos heróis, desenvolver o conceito de locais de guerra visitados nos territórios desocupados. E apoiar o turismo interno – encorajar os ucranianos a viajar, apoiando assim a indústria turística ucraniana e a economia do país.
Após a guerra, quais são os principais passos a dar para o renascimento da indústria turística nacional?
Agradecendo ao Covid2019, intensificamos o turismo interno. 2020 foi quase o melhor ano em termos do desenvolvimento do turismo nacional.
Em 2021, acolhemos mais de 3 milhões de turistas estrangeiros. Por exemplo, o regime de isenção de vistos para os países do Golfo tinha aumentado significativamente o tráfego turístico proveniente desta parte do mundo.
Tínhamos planos muito ambiciosos para 2022. Mas a guerra fez as correções. Durante os primeiros 6 meses de 2022, os impostos do setor do turismo diminuíram 26%.
Mas hoje podemos até ver que o turismo interno começou a recuperar ligeiramente. Os operadores turísticos domésticos já renovaram as suas atividades em 20-50% em relação ao ano passado. Os ucranianos começaram a viajar por todo o país. Há sobretudo uma fuga de fim-de-semana para regiões ocidentais e centrais relativamente seguras. Contudo, estas viagens são antes para um reinício, e não para férias ou descanso.
O que define culturalmente a oferta turística do país?
A Ucrânia tem um produto cultural muito rico e diversificado. Casas de ópera significativas em Lviv e Odesa. Muitos festivais de música eletrônica, jazz e música clássica, tais como Atlas Weekend, Leopolis Jazz Festival e MozArt Festival.
Existem 7 sítios Património Mundial da UNESCO na Ucrânia. Estes são a Catedral de Santa Sofia e os edifícios monásticos adjacentes, a Lavra Kyiv-Pechersk, o conjunto arquitetónico do centro histórico de Lviv, a residência dos metropolitanos de Bukovyna e Dalmácia, o Tavrian Chersonese, as igrejas de madeira na região dos Cárpatos da Polónia e Ucrânia, o Arco de Struve, as antigas florestas de faias dos Cárpatos. Temos artesanato folclórico bem desenvolvido, que está incluído na lista do património imaterial da UNESCO e que sempre foi parte integrante da cultura ucraniana – pintura Petrykiv e cerâmica kosovar. O borscht ucraniano foi também recentemente acrescentado a esta lista.
Falemos dos profissionais do turismo na Ucrânia. Considera que a formação e a profissionalização dos trabalhadores do turismo são adequadas?
Muitas pessoas da indústria do turismo requalificaram-se no início da pandemia. Durante a guerra, o número de especialistas que foram forçados a deixar os seus empregos no turismo aumentou significativamente. Mas compreendemos que é muito importante para nós não perder pessoal qualificado, o que será necessário após a vitória e a restauração da indústria do turismo, particularmente na Crimeia. É por isso que a agência estatal planeja a criação do Instituto de Hospitalidade. Queremos que esta organização atue como um Think Tank para unir os esforços dos especialistas internacionais para o desenvolvimento de programas educacionais e atrair muitas universidades internacionais para a Ucrânia.
Por: Ana Ferreira