Mercado: Peugeot 208 ”ressuscita”; Chevrolet volta à liderança Novembro foi o melhor mês em vendas no ano; emplacamentos retornam ao patamar pré-pandemia !
dezembro 2, 2020Eis que surgem boas surpresas para o setor automotivo. Com exatos 214.265 automóveis e comerciais leves emplacados, novembro foi o melhor mês em vendas neste ano, inclusive com a média diária de negociações superando as 10 mil unidades. O volume é o mesmo observado em fevereiro, sinalizando que o mercado está retomando patamares pré-pandemia.
No acumulado até novembro, 2020 registra 1.718.093 carros de passeio e comerciais leves emplacados, uma brutal queda de 28,6% em relação ao mesmo período de 2019. Ao somarmos todos os segmentos de veículos (motos, caminhões, ônibus, entre outros), o mercado cai neste ano 23,6%. De janeiro a novembro foram emplacados 2.799.712 veículos, enquanto, no mesmo período de 2019, já somávamos 3.665.298 unidades ganhando as ruas do país.
Entre alguns fatos significativos registrados no mês passado, a Chevrolet voltou à liderança de mercado no Brasil com uma participação de 17,2% somando automóveis e comerciais leves. Ela é seguida pela Volkswagen (16,8%), Fiat (16,4%), Hyundai (8,5%) e Ford (7,1%).
Sem surpresas, o Chevrolet Onix seguiu na dianteira como o carro mais vendido do Brasil, com 14.292 unidades negociadas em novembro. Como era esperado, ele fez uma dobradinha com o irmão sedan Onix Plus, figurando em segundo lugar no ranking dos carros mais vendidos em novembro somando 12.135 unidades emplacadas. Logo depois figura a Fiat Strada (9.614), Hyundai HB20 (9.465) e Fiat Argo (8.455).
Entre os SUVs, o Jeep Renegade foi o modelo mais procurado em novembro, registrando 6.543 unidades vendidas. O Chevrolet Tracker aparece logo em seguida (6.427), com o Jeep Compass (6.155) figurando como o terceiro utilitário esportivo mais negociado no mês de novembro. VW T-Cross (5.562) e Hyundai Creta (5.218) aparecem logo após o trio.
Modelo que ainda não havia “despertado” nas vendas, o Peugeot 208 finalmente parece ter acordado para o mercado e, pela primeira vez desde dezembro de 2017, passou a comercializar mais de mil unidades/mês. Em novembro, o compacto recentemente renovado foi a escolha de 1.099 consumidores, uma alta considerável sobre as 494 unidades emplacadas um mês antes.