Mercedes-Benz confirma venda da fábrica de Iracemápolis (SP) para Great Wall.
agosto 18, 2021Fabricante chinesa adquiriu também prédios e equipamentos de produção.
Por meio de comunicado divulgado nesta quarta-feira (18), a Mercedes-Benz confirmou a venda de sua fábrica em Iracemápolis (SP).
Como já era especulado nos bastidores, o conglomerado chinês Great Wall Motors Company adquiriu a unidade. O valor da transação não foi informado pelas duas companhias.
Segundo havíamos relatado, por conta de tensões entre a China e a Índia, executivos da Great Wall optaram por acelerar os investimentos no Brasil, redirecionando parte do montante que seria aplicado no mercado indiano.
A Mercedes-Benz diz em seu comunicado que a “Great Wall Motors Company adquiriu a fábrica de automóveis, incluindo terreno, prédios e equipamentos de produção”.
A fabricante alemã acrescenta que “a Daimler AG continua comprometida com o Brasil e esta decisão não irá impactar a produção de caminhões e chassis de ônibus no país”. No que diz respeito aos automóveis da marca comercializados no país, a empresa declara que “a rede de mais de 50 concessionárias de automóveis premium da Mercedes-Benz manterá suas operações normalmente, atendendo os clientes de todo país”.
A fábrica em Iracemápolis (SP) está construída em um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados. Importante destacar que o Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis, não serão afetados pela venda da fábrica.
A Mercedes-Benz produziu o Classe C e o SUV GLA na unidade paulista até o fim de 2020, quando optou por encerrar a montagem local dos dois modelos.
“Com a transformação da Companhia e o realinhamento da capacidade produtiva da nossa rede global de produção, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva. Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, declarou Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz AG, responsável pela gestão da cadeia de produção e abastecimento.