Mercedez-Benz lança campanha contra assédio com o lema “Coletivo de Respeito”

Mercedez-Benz lança campanha contra assédio com o lema “Coletivo de Respeito”

abril 18, 2023 Off Por motoractionbrasil

Projeto contará com canal de denúncia co gestão das voluntárias do “Projeto Justiceiras”, que prestará atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial.

A Mercedes-Benz do Brasil fez o lançamento, na segunda-feira, 17, da campanha “Coletivo de Respeito” para sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. O diferencial do projeto “Coletivo de Respeito” que faz parte do movimento “A voz Delas” em ônibus, da Mercedes-Benz do Brasil, que deverá ter início nesta semana, está na exposição de um QR Code, à vista nos ônibus, e nos adesivos alertando sobre o problema do assédio sexual.

advogada especialista em Direitos das Mulheres e Promotora de Justiça, Gabriela Manssur, idealizadora do “Projeto Justiceiras”, um dos parceiros da Mercedes-Benz no projeto, chamou a atenção para as consequências da violência contra a mulher na sociedade brasileira atual. “E a corrupção no Brasil não é mais importante do que a violência contra a mulher. Sabe quanto custa uma mulher no Brasil vítima de violência por mês para o estado? R$ 6 mil. E nós tivemos no ano passado 22 milhões de mulheres vítimas de violência. Veja o quanto deixamos de aplicar em outras coisas, como educação, saúde, segurança…para atender a mulher em situações de violência que não vão trazer a  mulher de volta”, afirma.

O QR Code, que poderá ser acionado nos próprios coletivos, vai direcionar a mulher, vítima de assédio, diretamente para o canal do “Projeto Justiceiras”.

Manssur observa que cada mulher que sofre violência carrega um trauma e isso acaba trazendo uma questão social por passar de geração para geração. “E isso gera sofrimento, falta de auto-estima…a filha acaba sendo vítima e o filho acaba se tornando agressor. Então precisa-se cortar o mal pela raiz, por meio da educação, comprometimento da iniciativa privada e também do poder público”, apregoa a promotora de Justiça.

Toda a gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será realizada pelas voluntárias do Projeto “Justiceiras”, que prestará atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. O Projeto Justiceiras já atendeu 13,5 mil mulheres em três anos de atuação e conta com cerca de 15.000 mulheres voluntárias cadastradas

A campanha também vai contar com o suporte de 22 líderes de todas as diretorias da Mercedes-Benz do Brasil, que vão  responder pelas ações do Coletivo de Respeito. O projeto ganhou suporte do banco de fomento alemão DEG que entrou com a verba de R$ 1,8 milhão do banco de fomento alemão DEG, além de e doações de parceiros. “Ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e, consequentemente, do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina.

Ela observa que hoje uma solução muito fácil para vítimas de violência está na utilização do QR Code do celular para obter atendimento.

Segundo a executiva, o projeto Coletivo de Respeito depois que um mapeamento indicou “algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”.

Estão previstas doações também de cerca de R$ 300 mil de parceiros, entre eles: Assobens, Basf, Fabus, Mirow, NTU, Rödl & Partner e T-Systems. A campanha também conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo).

Por: Ana Ferreira