Miami entra no circuito da F1 em ritmo de show business.

Miami entra no circuito da F1 em ritmo de show business.

maio 6, 2022 Off Por motoractionbrasil
Carro de Fórmula Um em foto promocional que mostra o skyliine de Miami
Carro de Fórmula Um em foto promocional que mostra o skyliine de Miami (crédito: Red Bull)

O Grande Prêmio de Miami de Fórmula Um, que acontece neste final de semana, coloca o principal portão de entrada dos brasileiros na Flórida em destaque no mundo todo e serve como exemplo de como melhorar um evento.


As corridas de Fórmula Um atraem a atenção de centenas de milhões de pessoas e a partir deste ano elas vão poder acompanhar a disputa do Grand Prix de Miami, que estreia no calendário da principal categoria do automobilismo.

GP de Miami é um antigo sonho do destino, que agora se torna realidade como resultado de um contrato para dez edições da corrida, celebrado com a empresa Liberty Media, detentora dos direitos da Fórmula Um.

A corrida será disputada no novo Autódromo Internacional de Miami, moderno circuito permanente que foi especialmente projetado e construído no estacionamento do Hard Rock Stadium, na zona Norte de Miami.

Grande Prêmio de Miami de Fórmula Um
Grande Prêmio de Miami de Fórmula Um (crédito: divulgação)

O moderno e gigantesco estádio multiuso, com capacidade para receber até 76.000 espectadores, já é palco de disputas de jogos de futebol americano (é a “casa” do Miami Dolphins, da NFL), baseball, futebol, tênis e agora passa a ser também de corridas de automóveis.

O novo circuito tem 5,4 quilômetros de extensão, com 19 curvas e três retas, e deve permitir que os monopostos de Fórmula Um ultrapassem os 320 km/h. O público presente vai poder acompanhar o GP acomodado em 11 arquibancadas, muitos hospitaly centers e inúmeras “fan zones”.

Áreas como o Hard Rock Beach Club e o MSC Cruises Yacht Club vão oferecer opções de assistir o Grand Prix de Miami em ambientações diferenciadas. O primeiro vai oferecer um ambiente de praia, com muita areia, piscinas, shows e DJs com pacotes que chegam a custar 65 mil dólares para uma cabana para dez pessoas para todo o final de semana.

Hard Rock Beach Club no GP de Miami de Fórmula 1
Ilustração de como deve ser o Hard Rock Beach Club no GP de Miami de Fórmula 1 (crédito: divulgacão)

Batizada de MSC Cruises Yacht Club, a marina vai criar um ambiente náutico para os convidados, inclusive colocando os vários barcos de luxo em um “mar” cenográfico criado sobre o asfalto.

Graças ao desenvolvimento de um excelente trabalho de Marketing (e a ajuda da disputa da prova em um destino turístico muito atrativo), todos os ingressos colocados à venda foram vendidos, o que impressionante quando se leva em conta que o ingresso mais barato custava nada menos que 500 dólares.

Paralelamente, o investimento de empresas e marcas em hospitality centers, fan zones e outros é multimilionário. Só a McLaren e a Mercedes vão receber mais de 1.000 convidados cada uma, ficando em só dois exemplos.

A empresa especializada F1 Experiences, distribuidora oficial de pacotes para as provas de Fórmula Um, vendeu todos os 3 mil pacotes que disponibilizou, sendo 1.600 pacotes VIP e 1.400 em arquibancadas.

A estrutura para atender os mais de 85.000 pessoas que vão acompanhar a prova no novo autódromo é gigantesca. Para dar conta do recado, a Sodexo Live, empresa responsável pelo catering da prova, levou para Miami 75 gerentes de outras filiais.

Capitalizando o enorme interesse gerado pelo GP, as autoridades de Miami criaram eventos temáticos em outras áreas da cidade, como o Miami Speed Week, no Biscayne Park, no centro da cidade, e o Racing Fan Fest, no Winwood Marketplace.

Se o clima sofisticado dos Grandes Prêmios de Fórmula Um já chamavam a atenção, as novidades criadas no mais puro estilo de show business americano prometem tornar o Grand Prix de Miami uma referência.

Números que impressionam
Carro de Fórmulça um em frente ao Hard Rock Stadium, em Miami

À parte do que o novo Grand Prix possa significar para Miami em termos de ocupação hoteleira, movimentação de restaurantes e buffets, compras, arrecadação de empresas de transporte e eventos, bem como a geração de empregos, entre outros, vale a pena lembrar a exposição que a cidade passa a ter em escala mundial.

De acordo com a Liberty Media, detentora dos direitos sobre a Fórmula Um e pela transmissão administração de sua imagem, os perfis das F1 em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Tiktok, Snapchat, Twitch e algumas chinesas, são seguidos por 49,1 milhões de pessoas e os vídeos publicados nesses perfis tiveram 1,5 bilhão de visualizações só em 2021.

O Campeonato Mundial de Fórmula Um do ano passado teve uma audiência total de 1,55 bilhão de telespectadores do mundo todo. Foram 445 milhões de unique viewers (pessoas que assistiram a pelo menos uma prova).

A prova que marcou o final da temporada, em Abu Dhabi, registrou nada menos que 108,7 milhões de telespectadores. A prova disputada no Bahrein foi assistida pela tevê por 84,5 milhões de pessoas, um pouco mais que o GP de São Paulo, que registrou 82,1 milhões e dos GPs de Monza (80,4 milhões) e Silverstone (79,5 milhões).

Portanto, Miami passa a contar com mais um importante meio para divulgar o destino e seus atrativos.