Miami: muito além das praias, um destino de cultura, lifestyle e gastronomia
setembro 27, 2023Miami é muito mais do que um destino praiano e novas atrações tem chamado a atenção dos turistas.
Miami é, há décadas, um destino muito procurado por brasileiros. As opções de praias e as compras nos shoppings e outlets da cidade foram os principais atrativos nos roteiros de viagem durante muito tempo.
Mas o fato é que essa cidade é muito mais do que um destino praiano e novas atrações tem chamado a atenção dos turistas. Miami tem ótimos restaurantes, uma vida cultural intensa, além de ser procurada por quem gosta de moda e vida noturna. É também a
segunda cidade mais populosa da Flórida e respira diversidade e um estilo de vida eclético.
A cidade tem opções de museus e galerias de arte que devem entrar no seu roteiro de viagem. O centro de Miami conta com uma área destinada a museus e que conta ainda com uma linda área verdade com vista para baía Biscayne – é uma opção perfeita para o passeio da tarde. No Miami’s Museum Park estão dois dos mais bonitos museus da cidade: o Perez Art Museum Miami e o Frost Museum of Science. Essa área tem acesso muito fácil pelo metromover (transporte gratuito) em Downtown.
Perez, ou PAMM, é um museu que ocupa um prédio de dois andares, com anfiteatro e ampla loja com diversos souvenires, livros e produtos com a marca do museu. O foco ali é arte contemporânea. Já o Frost Museum tem seis andares, muitas atividades para crianças e adultos, exposições interativas, dentre elas o Frost Planetarium e o Gulf Stream Aquarium. O espaço conta ainda com um café e uma loja.
Quando o tema é arquitetura, uma área de Miami vale a visita para admirar as famosas construções em estilo art déco. South Beach é um bairro onde esse estilo predomina em edificações residenciais, hotéis e comerciais.
Na Ocean Drive, principal avenida do bairro, está o Art Déco Welcome Center onde é possível saber mais sobre o estilo e ainda realizar excursões guiadas a pé pelo bairro.
Após um passeio, ali mesmo na avenida principal, vale conhecer o tradicional restaurante A Fish Called Avalon, com varanda de frente para a praia, música ao vivo, um menu variado e opções de coquetéis clássicos e autorais. Ali próximo na Lincoln Road, um restaurante conceituado, presente também em outras cidades do mundo, merece a visita. O Chotto Matte é um restaurante lindo, descolado, elegante que serve cozinha Nikkei, um fusion de sabores japoneses e peruanos, com ingredientes naturais, produzidos localmente. A casa
tem um teto retrátil que confere charme especial ao ambiente e tem uma programação musical e de performances.
Um passeio que não pode faltar é a visita ao Wynwood Art District. Essa é uma área revitalizada da cidade, considerada uma das maiores instalações de arte de rua do mundo. São dezenas de obras espalhadas pelo bairro, criadas por mais de 50 artistas de 16 países. Entre os trabalhos famosos que estão expostos em Wynwood estão os dos artistas brasileiros Kobra e Os Gêmeos.
O bairro tem painéis, galerias de arte, lojas e restaurantes. Vale visitar o Museu do Grafite e, mediante reserva, participar de um workshop para conhecer essa arte na prática com um artista grafiteiro local.
Para finalizar a experiência no bairro, não deixe de reservar uma mesa para almoçar no restaurante Doya. Os pratos da casa trazem sabores da Grécia e da Turquia, sempre com produtos frescos. São destaques no menu o húmus de pastrami turco, polvo, peixe branzino grelhado com vegetais e o cordeiro marinado.
Outra região que deve ser visitada é Brickell. Situada na região central, é uma área moderna, repleta de ótimos restaurantes, parques e espaços para caminhadas com vistas incríveis, e que concentra as mais badaladas hospedagens e rooftops da cidade.
Duas dicas de hospedagem em Brickell são escolhas certas para quem busca conforto, estilo e gastronomia de qualidade.
O hotel quatro estrelas East Miami é um dos queridinhos dos brasileiros. Os quartos são
amplos, muito confortáveis e têm ammenities diferenciados como necessaire e uma garrafa reciclável. Algumas suítes têm banheira com ampla vista do bairro e da baía Biscayne.
Novo, moderno, cheio de estilo e arte – desde a recepção até a decoração das suítes, o East Miami tem um bar casual no térreo, o restaurante Quinto que oferece parrila à lenha, sushi bar e recebe os hóspedes para o café da manhã e demais refeições. Já no 40• andar está o famoso bar Sugar e o speakeasy Tea room. É recomendado fazer reserva para frequentar esses bares que oferecem drinques muito diferenciados.
Importante destacar que o hotel East Miami está dentro do complexo de Brickell City Centre e conta com um acesso direto e exclusivo para esse charmoso mall.
Para quem busca uma opção de hospedagem mais clássica e cinco estrelas, a boa pedida é ficar no Mandarin Oriental Miami, que fica em Brickell key. Numa área reservada e exclusiva, junto a condomínios de alto luxo, o hotel tem vista impressionante da baía Biscayne. As suítes têm varandas, são amplas e, dependendo da categoria, podem ter banheira e saleta. O Mandarin tem um premiado spa que oferece tratamentos faciais e corporais e ocupa um espaço de dois andares.
Na área de gastronomia do hotel são destaque o piano bar do hotel, com ótimo menu asiático e coquetéis especiais; o Oásis pool bar; e o renomado restaurante La Mar, do premiado chef peruano Gastón Acurio.
O piano bar fica no térreo do hotel, tem atmosfera mais casual, e oferece tapas e menu asiático. Em alguns dias da semana tem música ao vivo. O Oásis Pool bar é uma opção casual à beira da icônica piscina do hotel que oferece saladas, sanduíches, sushi e opções de coquetéis.
Já o La Mar by Gaston Acurio é um restaurante especializado em frutos do mar, tem design contemporâneo num cenário descontraído e refinado, e são destaques da casa os ceviches e coquetéis especiais. Servido com estilo em ambiente interno e no ampla varanda debruçada sobre a baía Biscayne, o seu menu varia de pratos sofisticados à fusão das gastronomias asiática e peruana.
O hotel Mandarin Oriental Miami oferece também aos hóspedes experiências muito exclusivas. Em algumas ocasiões acontecem sessões de meditação num dos espaços de eventos do hotel e em datas previamente reservadas o Mandarin oferece uma visita exclusiva no Sawgrass mill, antes do horário de abertura do shopping. Além de um transporte de luxo até o local, o hotel agenda junto ao mall visitas e apresentações às lojas das grandes marcas. Vários mimos estão inclusos nessa experiência.
Bem próximo aos dois hotéis em Brickell está o famoso restaurante Sexy Fish, uma experiência gastronômica que deve fazer parte de um roteiro em Miami. O Sexy Fish é um restaurante e bar asiático com um menu variado e ótimas opções de vinhos e coquetéis. O lugar foi projetado por Martin Brudnizki Design Studio e decorado com a arte de Damien Hirst, Frank Gehry e Michael Roberts. A casa tem um ambiente incrível que remete a um mundo subaquático – até mesmo os banheiros surpreendem com uma decoração temática
incrível.
Para saber mais:
Hotéis: East Miami – 788 Brickell Plaza; Mandarin Oriental Miami – 500 Brickell Key, Dr.
Restaurantes: A Fish Called Avalon – 700 Ocean Drive, Miami Beach ; Chotto Matte Miami –
1666 Lenox Ave. #1664, Miami Beach; Doya restaurant – 347 NW 24th street, Miami; Sugar rooftop e Tea room bar – no 40• andar do hotel East Miami; La Mar by Gastón Acurio – no térreo do hotel Mandarin Oriental Miami.
Museus: Pérez Art Museum – 1103 Biscayne blvd, Miami; Frost Science Museum- 1101 Biscayne Blvd, Miami.
Por: @viagemelifestyle