Mitsubishi L200 Triton Ralliart: picape marca retorno aos ralis.
novembro 23, 2022Divisão esportiva crava seu retorno como uma marca que irá além dos acessórios visuais.
Com presença bastante tradicional em ralis no Brasil, à exemplo do famoso rali dos Sertões, a Mitsubishi também marca presença em outros ralis pelo mundo. Isso significa que a Mitsubishi Ralliart (divisão de performance as empresa) está definitivamente de volta com a picape L200 Triton Ralliart, que está competindo no Rally Cross Country da Ásia, que neste ano vai ir da Tailândia até o Camboja.
A picape usada pela marca japonesa será uma L200 Triton que conhecemos, mas logicamente com novidades que vão além dos tradicionais adesivos de um carro de rali. Assim, a caminhonete ostenta mudanças mecânicas para enfrentar os quase 1.700 quilômetros do trajeto previsto entre a Tailândia e Camboja, que vai contar com diversas paisagens, que vai variar de montanha, selva, pântano, praia, rio, deserto, plantações, asfalto, fora o desafio das condições meteorológicas imprevisíveis no sudeste asiático.
A picape da Mitsubishi que deu a largada hoje no 27º Rally Cross Country da Ásia (AXCR) é classificada como um carro de rali do Grupo FIA T1, e traz como principais mudanças as portas produzidas em fibra de carbono, gaiola de proteção e proteções inferiores para lidar com os diversos tipos de terreno pelo caminho. A L200 Triton Ralliart ainda conta com pneus todo-terreno para aguentar as condições mais severas, tubo de proteção extra externo na coluna do lado do motorista e snorkel, equipamento que permite a picape atravessar trechos alagados sem qualquer tipo de dificuldade. Estepes e equipamento de guincho ficam alocados na caçamba.
Debaixo do capô, está o motor quatro cilindros MIVEC 2.4 turbodiesel da família 4N15, que traz leves ajustes, tanto que a potência de 180 cv e o torque de 43,85 kgfm foram mantidos como a versão padrão à venda naquele mercado. Os ajustes se concentraram na redução do atrito do motor e na melhora da resposta dele também em médias rotações, algo essencial para uma disputa em rali.
Outras mudanças mecânicas também foram realizadas, o que incluem o diferencial de deslizamento limitado dianteiro e traseiro da marca Cusco (sistema LSD), além de amortecedores dianteiros e traseiros ajustáveis da mesma fornecedora. A picape de rali também traz freios a disco ventilados dianteiros e traseiros Endless com pinças de 4 pistões e um conjunto de rodas de liga de alumínio Work de 17 polegadas calçadas em pneus Yokohama Geolander.
A equipe Mitsubishi Ralliart que disputa o 27º Rally Cross Country da Ásia é uma equipe privada pertencente a Tant Sports, na Tailândia. Ela tem o apoio técnico da Mitsubishi Motors Corporation (MMC) para ingressar na competição asiática. Quem pilota a picape é Hiroshi Masuoka – piloto campeão consecutivo do Rally Dakar de 2002 a 2003. Para quem não se lembra, a Ralliart voltou ao mercado depois de 10 anos, lançando linhas de acessórios para modelos na Tailândia, mas tudo indica que a divisão esportiva da Mitsubishi chegará em outros mercados e, pelo jeito, deverá ir além do apelo visual.
Por: Ana Ferreira