Nem tudo é SUV: teaser antecipa a nova BMW Série 5 Touring 2024.
outubro 19, 2023Perua foi pensada para Europa, Japão e Taiwan
Em um mar de SUVs, a BMW ainda acredita que há demanda suficiente por peruas para garantir o desenvolvimento de uma nova Série 5 Touring. Com o codinome G61, a próxima geração terá sua estreia mundial na primavera de 2024, antes de ser colocado à venda no final do mesmo ano.
Para a surpresa de ninguém, a montadora sediada em Munique projeta que a Europa será o principal mercado do modelo, mas acrescenta que o espaçoso carro familiar também atenderá aos clientes do Japão e de Taiwan. Essa nova imagem teaser não é o que chamaríamos de reveladora, mas mostra que a assinatura da lanterna traseira será semelhante à encontrada na Série 3 Touring, perua de entrada da marca.
A BMW pretende vender a nova perua grande com os mesmos trens de força do Série 5 Sedan (G60), portanto, haverá uma variedade de opções a gasolina, a diesel, híbridas plug-in e elétricas. No topo, o M5 Touring retornará para uma terceira geração, seguindo os passos das raríssimas gerações E34 e E61, conhecida pelo seu motor V10.
BMW i5 Touring
Porém, não espere por um V8 sob o capô da nova Série 5 Touring convencional, pois não haverá uma versão M550i xDrive. Em vez disso, apenas a esportiva variante M5 terá o oito cilindros do novo motor S68 da divisão M. Trata-se de uma unidade biturbo de 4.4 que funcionará em conjunto com um motor elétrico da mesma forma que o trem de força do XM. Isso só pode significar mais peso em comparação com o antigo M5, mas esse é um mal necessário para cumprir as regulamentações de emissões cada vez mais rígidas e, ao mesmo tempo, manter os grandes motores V8 vivos.
Como todas as versões do Série 5 Touring serão sustentadas pela mesma plataforma CLAR, isso significa que haverá poucas mudanças de design entre as variantes com motor a combustão e as eletrificadas. Esses carros terão praticamente a mesma aparência por dentro e por fora, sendo a M5 a exceção óbvia, pois terá para-lamas mais largos, um escapamento quádruplo e grade específica da divisão M com lâminas horizontais. É provável que a grade mais agressiva também seja encontrada na i5 M60 Touring, uma variante não exatamente M da perua totalmente elétrica.
A estreia mundial deve ocorrer em fevereiro de 2024.
Fonte: BMW