Novo Astra 2022 mistura DNA do Peugeot 308 com identidade alemã.

Novo Astra 2022 mistura DNA do Peugeot 308 com identidade alemã.

julho 13, 2021 Off Por motoractionbrasil

Nova geração agora divide plataforma com o hatchback francês e promete rivalidade contra o VW Golf.

Apesar de estar distante do Brasil desde 2011, o Astra segue firme e forte como importante competidor no segmento de hatchbacks médios na Europa. Sob as mãos da Opel, o modelo acaba de mudar completamente de geração e se alinhar às mais recentes diretrizes tecnológicas e mecânicas do grupo Stellantis. Trata-se da sexta em mais de 30 anos de história e a primeira construída sobre a plataforma modular EMP2, de origem francesa.

A base é exatamente a mesma da nova geração do Peugeot 308, mas cada modelo tem design característico – enquanto o francês aposta na ousadia, o alemão é bem mais sóbrio. As linhas gerais foram inspiradas no conceito GT X Experimental de 2018 e acompanham as novas gerações de Corsa e Mokka. Destaque para o capô de linhas retas alinhado com o formato dos faróis, lanternas bem afiladas na traseira e coluna C larga contrastante com o teto preto.

Galeria: Opel Astra 2022

A Opel diz que o Astra 2022 tem linhas “semelhantes a um cupê”, embora seja um hatchback tradicional de quatro portas. A definição caberia melhor à carroceria de duas portas, que infelizmente deixou de ser produzida desde a geração passada. Agora, as novas medidas incluem 4.374 mm de comprimento (ganho de 4 mm), 1.860 mm de largura (+51 mm) e 2.675 mm de entre-eixos (+13 mm). O porta-malas acomoda 422 litros, cerca de 52 litros a mais do que antes.

A cabine acompanha as mudanças do exterior e também está toda reformulada. O destaque tecnológico fica por conta do quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, acompanhado pela central multimídia de iguais medidas posicionada logo ao lado. O painel tem linhas retilíneas e limpas, além de ampla variedade de materiais na composição do acabamento. 

Entre as novidades tecnológicas, destaque para o sistema de LEDs Matrix emprestado do sedã Insignia (com nada menos que 84 diodos emissores de luz em cada farol), piloto automático adaptativo, head-up display e câmera de 360º. 

Opel Astra 2022

Sob o capô, a Opel confirma a oferta de motores a gasolina e diesel com potências variando entre 110 cv e 225 cv. Pela primeira vez, um conjunto híbrido do tipo plug-in também estará disponível. Dependendo da escolha, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. A produção será concentrada em Rüsselsheim, na Alemanha. As vendas nos principais mercados da Europa estão programadas para o início de 2022.

Nos próximos meses, também será lançada a nova geração da carroceria perua. Esta, vale lembrar, é a última geração do Astra oferecida com motores a combustão. A partir de 2028, a Opel venderá apenas elétricos na Europa.

Fonte: Opel