Novo Audi R8 GT surge como versão de despedida do motor V10.

Novo Audi R8 GT surge como versão de despedida do motor V10.

outubro 4, 2022 Off Por motoractionbrasil

Superesportivo terá tração traseira e apenas 333 carros serão produzidos.

2023 Audi R8 V10 GT RWD

O Audi R8 está se despedindo na forma que o conhecemos. Isso significa que a marca de Ingolstadt está colocando fim ao motor V10 FSI de 5,2 litros naturalmente aspirado, que em sua última fase terá uma versão radical. O nome dele é R8 GT, que combinará o melhor de dois mundos ao juntar a maior potência do modelo Quattro com o pacote mais leve da variante RWD. 

Na sequência da edição especial de mesmo nome de 2010, o novo R8 GT entrega nada menos do que 612 cv de potência para combinar perfeitamente com o modelo Quattro. A grande diferença aqui é que toda a força é enviada para as rodas traseiras. Além disso, uma recém-desenvolvida transmissão de sete marchas, de dupla embreagem, garante mudanças de marcha mais rápidas do que nunca. O torque máximo de 57,65 kgfm chega a partir de 6.400 rpm.

Para um desempenho ainda maior, os engenheiros da Audi conseguiram reduzir seu peso final em 20 quilos em comparação ao R8 V10 RWD padrão. O esportivo com motor central traseiro agora tem 1.570 kg graças a uma dieta que envolveu rodas forjadas de 20 polegadas com pneus Michelin Sport Cup 2 e freios de cerâmica. Contribuem ainda para a dieta os bancos tipo concha e uma barra estabilizadora de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) no eixo dianteiro.

Com mais potência, menor peso e um câmbio mais rápido, o Audi R8 V10 GT RWD acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança os 200 km/h em 10,1 segundos, enquanto a velocidade máxima atingida é de 320 km/h. Outra carta na manga é a opção de ajustar a quantidade de torque canalizada para o eixo traseiro, que é configurável em sete níveis.

Audi R8 V10 GT RWD 2023

Para diferenciá-lo visualmente das outras versões do R8, a Audi escureceu o logotipo das quatro argolas e o emblema “R8 GT” na traseira. O novo kit aerodinâmico de carroceria aperfeiçoado no túnel de vento e feito de fibra de carbono preenche a lacuna entre o o modelo padrão e as várias versões de pista. Como uma homenagem ao R8 GT original, o R8 GT de despedida virá pintado em cinza fosco Suzuka. Como opção, estão disponíveis outras cores também como cinza Daytona ou a metálica vermelho Tango.

O interior preto com bancos vermelhos também remete ao R8 GT 2010, enquanto uma placa numerada individualmente abaixo da alavanca de câmbio revela a disponibilidade limitada do carro. Serão feitos apenas 333 unidades do Audi R8 GT, algo muito parecido com a edição especial da geração anterior. A Audi também vendeu o primeiro R8 GT como Spyder (conversível), mas o novo está disponível exclusivamente com carroceria cupê.

A previsão é que o novo Audi R8 GT RWD chegará nas lojas em 2023, sendo oferecido com preço partir de 225.000 euros (R$ 1.151.847 em conversão direta livre de impostos) na Alemanha.


Fonte: Audi