Novo Mercedes Classe C 2022 eleva padrão com muito luxo e até controla sua casa.

Novo Mercedes Classe C 2022 eleva padrão com muito luxo e até controla sua casa.

fevereiro 23, 2021 Off Por motoractionbrasil

Geração W206 adota eletrificação como regra, mas perde icônica estrela saliente no capô

Depois de se tornar parcialmente conhecido através de teasers e flagras, o novo Mercedes-Benz Classe C 2022 finalmente é oficializado pela Daimler. Identificado pelo codinome W206, o modelo passa a ser construído sobre a plataforma MRA (Modular Rear Architecture, projetada para veículos com tração traseira ou integral), cresce e já nasce totalmente pronto para eletrificação. A inspiração no Classe S é clara, tanto visual quanto tecnologicamente.

A chegada da nova geração é estratégica, tendo em vista a enorme importância comercial da família C para a marca. Não à toa, o sedã é o carro-chefe da empresa em diversos mercados globais. Só a geração que agora se aposenta, lançada em 2014, vendeu mais de 2,5 milhões de unidades. A China é desde 2016 o maior mercado do modelo, seguida por Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

Galeria: Mercedes-Benz Classe C 2021

Visualmente, os elementos da mais recente linguagem de design da Mercedes estão presentes, mas sem grandes rupturas. Referências do Classe A, Classe E e do topo de linha Classe S são facilmente perceptíveis. Os faróis têm aparência angular na dianteira e lanternas que agora estão dispostas horizontalmente na traseira, divididas pela tampa do porta-malas. As rodas também foram redesenhadas e, dependendo da versão, podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas.

Os fãs mais tradicionais certamente não irão gostar, mas a emblemática estrela posicionada no capô foi aposentada. Agora, o logotipo de três pontas vai sempre na grade, independentemente da configuração. É destaque ainda o acerto bem resolvido da variante perua, apresentada nas fotos em um chamativo tom de azul.

A adoção da nova plataforma rendeu mudanças importantes nas medidas. No total, são 4,75 metros de comprimento (ganhos de 6 cm), 1,82 m de largura (acréscimo de 1 cm) e 1,44 m de altura (basicamente a mesma). A distância entre-eixos saltou para 2,86 metros (aumento de 2 cm), com reflexos diretos na oferta de espaço para os passageiros do banco traseiro (especialmente em partes como joelhos, ombros e cotovelos). O porta-malas leva 455 litros no sedã e 490 ou 1.510 litros na perua.

Na cabine, o novo padrão tecnológico da marca, ditado pelo Classe S, foi seguido à risca. O quadro de instrumentos totalmente digital está disponível em versões (10,25 ou 12,3 polegadas) e pode ser equipado com recursos como efeito 3D e mega head-up display com função de realidade aumentada. Por sua vez, a central multimídia fica posicionada agora na vertical e possui telas que podem ser de 9,5 ou 11,9 polegadas.

Mercedes-Benz Classe C 2021
Mercedes-Benz Classe C 2021
Mercedes-Benz Classe C 2021

Já o sistema de entretenimento MBUX roda agora em segunda geração, ainda mais avançado e inteligente. Segundo a marca, o assistente de voz “Hey Mercedes” está programado para proporcionar maior interação nos diálogos e é capaz até de reconhecer os ocupantes individualmente pela voz. Outra novidade é a função “casa inteligente”, que torna o Classe C o centro de controle móvel da residência do proprietário.

Dependendo da situação, é possível monitorar temperatura, iluminação, persianas e dispositivos elétricos. Detectores de movimento e sensores fornecem informações sobre visitantes desejados ou indesejados. “Ei, Mercedes, tem alguém na minha casa agora?” “Eu verifiquei. O último movimento detectado foi na cozinha há uma hora”. Atualmente, os dispositivos externos que suportam essas funções são fabricados pela Bosch Smart Home e Samsung SmartThings.

Mercedes-Benz Classe C 2021

Mecanicamente, a eletrificação dá o tom da nova geração. Nesse ponto, o destaque fica por conta do sistema híbrido-leve de 48 volts EQ Boost, que utiliza um motor elétrico denominado ISG. O dispositivo recupera energia durante frenagens e a armazena em uma bateria compacta de íon-lítio. A energia é devolvida ao ISG para, quando necessário, fornecer força extra ao motor tradicional de combustão.

Falando em combustão, o propulsor protagonista é o novo M254 2.0 turbo de 4 cilindros. Entrega 258 cv de potência e equipa sempre as versões C300. As variantes C180 e C200 têm motor 1.5 turbo de 170 cv e 204 cv, respectivamente. Também vêm equipadas com mesmo sistema híbrido-leve do motor maior. Em comum, todas trabalham em conjunto com o câmbio automático de 9 marchas e, opcionalmente, tração integral 4Matic.

A gama diesel, exclusiva da Europa, é formada pelas versões C200d, C220d e C300d com 163 cv, 200 cv e 265 cv, respectivamente. Assim como nas configurações a gasolina, o sistema ISG é capaz de fornecer até 20 cv de potência extra quando necessário. A transmissão também é automática de 9 marchas.

O portfólio terá ainda uma versão híbrida do tipo plug-in, equipada com motor 2.0 turbo a gasolina em associação a um propulsor elétrico. A potência conjunta será de 313 cv, com torque de 56 kgfm. No modo elétrico, é possível rodar a velocidades de até 140 km/h. A autonomia neste caso é de 100 km. Já a bateria de 25,4 kWh pode ser recarregada em apenas 30 minutos em tomadas rápidas.

Mercedes-Benz Classe C 2021

Outra novidade do C 2022 é a capacidade de esterçamento do eixo traseiro. Em velocidades acima de 60 km/h, as rodas traseiras giram até 2,5° na mesma direção que as dianteiras. Já em velocidades menores, o movimento acontece na direção oposta. É um recurso a mais para garantir segurança e estabilidade, juntamente com toda a série de dispositivos de assistência à condução.

Quando chegar ao mercado, ao longo de 2021, a família C será fabricado nas plantas de Bremen (Alemanha) e East London (África do Sul). A fábrica de Iracemápolis, no Brasil, não receberá a nova geração, já que foi recentemente fechada. O modelo, portanto, virá ao nosso mercado como importado em 2022 ou, na melhor das hipóteses, no fim deste ano.

Fonte: Mercedes-Benz