Novo Renault Espace 2024 abandona as raízes de minivan para virar SUV.

Novo Renault Espace 2024 abandona as raízes de minivan para virar SUV.

março 28, 2023 Off Por motoractionbrasil

Com até 7 lugares, utilitário tem motor 1.3 turbo híbrido de 199 cv e promete fazer 21,3 km/litro

Renault Espace 2023

Um verdadeiro ícone entre as minivans, a Renault Espace tem transportado famílias na Europa desde 1984. Só em 2002 que a quarta geração chegou a ser a primeira desenvolvida somente pela Renault, já que as iterações anteriores eram um esforço conjunto com a Matra. Foi praticamente a vez que realmente foi uma minivan, virando um crossover na quinta geração. Agora chega à sexta geração e abraça de vez o visual de SUV.

Essencialmente, é uma versão com entre-eixos alongado do novo Austral, com algumas pequenas mudanças no design. Enquanto os carros tendem a crescer em tamanho e a aumentar o peso, o novo Espace se destaca da tendência, já que é 14 centímetros mais curto e 215 quilos mais leve do que a minivan anterior. Ele também está 32 milímetros mais baixo e tem uma terceira fila mais espaçosa, ms também existe a versão de cinco assentos.

Renault Espace 2023

Acessível através de uma tampa de acionamento elétrico, o porta-malas varia de 159 litros (com todos os sete assentos no lugar), até enormes 1.818 litros na configuração de cinco assentos com a segunda fila rebatida. A Renault menciona um volume de 777 litros disponível no modelo de cinco lugares ao empurrar a segunda fileira para frente. Um volume extra de 39 litros está disponível ao somar todos os porta-objetvos pela cabine.

Para fazer o interior parecer ainda mais espaçoso, os clientes podem optar por um teto de vidro maciço medindo 1,33 x 0,84 metros. As rodas podem ser de 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão, com a variante Esprit Alpine como a topo de linha. Mesmo a configuração mais barata tem um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas eu ma central multimídia de 12 polegadas, ainda oferecerendo um head-up display de 9,3 polegas como opcional. Seus dispositivos nunca ficarão sem bateria, pois além do carregador wireless, ainda tem um par de tomadas 12V e duas portas USB-C para cada fileira de assentos.

Como no Austral, o novo Espace não está disponível com um motor diesel. Em vez disso, o SUV de 7 lugares tem um 1.3 turbo combinado a dois motores elétricos, um usado para mover o veículo, enquanto o outro é um gerador. É uma combinação interessante, pois a potência combinada alcança os 199 cv.

Ao adotar uma motorização híbrida, a marca francesa afirma ter reduzido o consumo de combustível em até 40% para 21,3 km/litro, emitindo 105 g/km de CO2. Como a eficiência foi priorizada e as pessoas não estão procurando desempenho em uma minivan, você não baterá nenhum recorde de volta em Nürburgring com o novo Espace. Ele faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h.

Além de ter uma suspensão traseira multi-link mais sofisticada, o Espace tem outro ás na manga em comparação com a maioria dos SUVs mainstream em seu segmento. Ele possui esterçamento das rodas traseiras, para reduzir o diâmetro de giro para 10,4 metros, o mesmo que o Clio. Sem este sistema, precisaria de 11,6 metros. É capaz de girar as rodas traseiras em até 5 graus na direção oposta às rodas dianteiras, em velocidades de até 50 km/h. Em velocidades mais altas, as rodas traseiras movem-se na mesma direção que a dianteira em até 1 grau, para melhorar a estabilidade.

A Renault começará a receber encomendas para o novo Espace ao longo do 2º trimestre deste ano. Não há planos de que seja oferecido no Brasil, mesmo que a fabricante esteja adotando um novo posicionamento para vender carros mais refinados no país. Ao invés disso, a empresa apostará em um SUV médio baseado no conceito Bigster, previsto para 2025.

Fonte: Renault