O fim da Honda CB 250F Twister.
novembro 21, 2022Lançada em 2015 como substituta da CB 300R, moto terá como sucessora a CB 300F Twister; relembre a história da CB 250F.
Honda CB Twister 2022 | Imagem: Honda
A Honda CB 250F Twister surgiu em 2015, no Salão Duas Rodas, como substituta da CB 300R. Sete anos depois, o modelo chega ao fim de sua linha e evolui para a CB 300F Twister. Em dezembro, a fabricante vai anunciar quando as vendas da nova moto começam, assim como seu preço e ficha técnica.
Na época em que foi lançada no Brasil, a CB 250F foi apresentada como um modelo mais leve e moderno do que sua antecessora, apesar de ter um motor menor. Ela rendia 4 cavalos a menos que a CB 300R, mas também se tornava 10 kg mais leve.
Um avanço também foi a introdução do câmbio de 6 marchas, no lugar do de 5 marchas da CB 300R. De algum modo, a empresa buscou reviver o conceito apresentado na antiga CBX 250 Twister.
Líder absoluta
Em seu lançamento inicial, a moto era vendida em opções standard e com freios ABS. Em 2019, a versão de entrada acabou sendo incrementada com freios do tipo combinados. Naquele mesmo ano, o painel evoluiu ganhando computador de bordo que indicava o consumo. Em 2022, a CB 250F Twister segue como líder absoluta entre as city de 250/300 cc. De janeiro a outubro, o total de 35.830 unidades da moto foram emplacadas no Brasil, enquanto a Yamaha Fazer FZ25 teve 27.014 unidades.
CB 250F Twister: ainda vale a pena?
Enquanto as vendas da CB 300F não começam de fato, a CB 250F segue como opção no portfólio da empresa. A moto conta com duas versões: CBS (R$ 18.420) e ABS (R$ 19.590), em valores sugeridos sem o frete incluso. A moto conta com motor monocilíndrio de 249,5 cc de cilindrada, que rende 22,6 cavalos a 7.500 rpm e 2,28 cavalos a 6.000 rpm.
Seu câmbio é de 6 velocidades. Com quadro do tipo diamond, a CB 250F Twister conta com garfo telescópico na dianteira, enquanto a suspensão traseira é do tipo mono shock.
FICHA TÉCNICA – Honda CB 250F Twister 2022 |
PREÇO | R$ 18.420 (CBS) e R$ 19.590 (ABS) |
MOTOR | 1 cilindro, 249,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Flex (gasolina ou etanol) |
POTÊNCIA ETANOL | 22,6 cv a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 22,4 cv a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,28 kgf.m a 6.000 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,24 kgf.m a 6.000 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 71,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.065 mm |
LARGURA | 753 mm |
ALTURA | 1.072 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.386 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 192 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 784 mm |
PESO | 137 kg |
TANQUE | 16,5 litros |
FREIOS | ABS ou CBS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 276 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70R – 17 |
PNEU TRASEIRO | 140/70R – 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 130 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock de 108 mm |
CORES | Vermelho, cinza fosco, branco e azul perolizado |