Ônibus elétrico Mercedes-Benz estreia no Brasil no 2º semestre.

Ônibus elétrico Mercedes-Benz estreia no Brasil no 2º semestre.

maio 4, 2022 Off Por motoractionbrasil

Primeiro ônibus elétrico da Mercedes produzido no país já possui 100 unidades encomendadas.

eo500

Apresentado em agosto do ano passado, o primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz desenvolvido no Brasil chegará ao mercado no segundo semestre e já possui 100 unidades encomendadas. 

Alguns meses após a apresentação do chassi elétrico urbano eO500U, com 250 quilômetros de autonomia, a Daimler Buses, divisão de ônibus da Mercedes-Benz, confirmou o início das entregas durante um evento transmitido via internet a partir de Mannheim, na Alemanha, nesta semana. 

mercedes chassis onibus eletrico
mercedes chassis onibus eletrico2
mercedes-benz chassis onibus eletrico (1)
mercedes-benz chassis onibus eletrico (2)

O Mercedes-Benz eO500U também será exportado para países da América Latina, sendo responsável pelo avanço da estratégia de eletrificação da marca alemã na região. O chassis elétrico será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). 

O plano estratégico de eletrificação da Daimler tem como foco a Europa e a América Latina. A meta global é oferecer veículos zero emissões, movidos a bateria ou a células de hidrogênio, em todos os segmentos de mercado em que atua até 2030. No caso específico da Europa, a meta é se tornar 100% zero emissões até 2039. 

Mercedes-Benz eCitaro G

Mercedes-Benz eCitaro G - externo
Mercedes-Benz eCitaro G
Mercedes-Benz eCitaro G
onibus eletrico articulado
Mercedes-Benz eCitaro G - interior
Mercedes-Benz eCitaro G

Na Europa, onde a Daimler pretende que 100% dos ônibus urbanos sejam elétricos até o fim da década, o lançamento do ônibus urbano Mercedes eCitaro movido a célula de combustível está previsto para 2023, mesmo ano em que a empresa pretende colocar no mercado o eCitaro elétrico com autonomia maior, de 280 quilômetros. 

“Como fabricante e líder mundial em ônibus nossa ambição é clara: queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros”, disse Till Oberwörder, responsável pela Daimler Buses.

“Dessa maneira passaremos a adotar planos de tecnologias de propulsão alternativas com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década.”

O projeto do Mercedes-Benz eO500U está sendo executado com o apoio de engenheiros da Daimler, na Alemanha e tem valor investido de R$ 100 milhões, parte de um programa de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022.

Além disso, a Mercedes trabalhará com um modelo de negócio semelhante, em parte, ao adotado pela Volkswagen com o caminhão elétrico e-Delivery. O ônibus será vendido junto com uma consultoria para o cliente que deseja adotar a eletrificação em sua frota, incluindo o financiamento, assistência técnica e fornecimento de carregadores.

Fonte: AutoData