Piloto Sylvio de Barros recebe série de homenagens no Sertões 2024
agosto 31, 2024Piloto e empresário que morreu em maio não somente era entusiasta do rali como também era sócio do Sertões
Detentor de uma longa e bem-sucedida trajetória no mundo do esporte a motor, o Sertões era uma paixão particular de Sylvio, que esteve na disputa da primeira edição, nos anos 1990.
As homenagens começaram ainda na sexta-feira, em Brasília. A disputa do Super Prime dava ao campeão o “Troféu Sylvio de Barros”, enquanto o circuito teve o seu próprio “S do Sylvio”, em alusão ao S do Senna de Interlagos.
Vencedor do Super Prime na classe dos carros, Lucas Moraes falou sobre a homenagem a Sylvio:
“Esse [troféu] aqui é muito especial. O Sylvio de Barros foi um cara muito especial de todas as formas na minha vida. Quando falaram ontem no briefing que teria esse troféu, eu pensei que não podia perder de jeito nenhum. Vou levar pra casa com muito carinho”.
De certa forma, Sylvio está presente em todos os carros, UTVs e veículos que disputam o Sertões, com um adesivo que presta homenagem ao piloto. A CEO do Sertões, Leonora Guedes, falou sobre a homenagem e a relação com Sylvio, que era um dos sócios do evento.
“Ele participou do primeiro Sertões. Então as histórias se misturam. Ele amava isso aqui e a gente amava muito ele, porque o Silvio, ele era aquele cara que vivia a vida com muita intensidade, mas numa intensidade boa, com sorriso, né, ele transformava onde ele chegava”.
“Qualquer pessoa que você perguntar aqui sobre o Sylvio, vai ter uma história boa para contar dele. Acho que o Sertões nunca mais vai ser o mesmo sem ele, a energia, as tradições”.
“Além de tudo, ele participava das provas de mountain bike e de kitesurf e também era um dos sócios do Sertões, então a relação que a gente tinha com ele era intensa, e acho que o mundo está muito carente de pessoas assim, com energia boa, com astral bom”.
O amor incondicional pelo Sertões começou sobre duas rodas, com direito à vitória na categoria Production em 1995, terceira edição do Rally, e à oitava posição geral na edição 2002. Depois de uma experiência nos UTVs, Sylvio passou para os carros, sempre como protagonista. Foi vice-campeão em 2018; terceiro em 2020 e 2021 e quinto em 2022.
Falar em Sylvio de Barros e o Sertões é lembrar da decoração Mach 5 de sua picape (reproduzindo o visual do carro do protagonista do desenho animado Speed Racer, como também fazia na Porsche Cup); dos deslocamentos pela Vila Sertões sobre um skate elétrico de uma roda só ou do clima leve que quebrava a seriedade de qualquer briefing. E da parceria recente com o também ex-piloto de moto e agora navegador Ramon Sacilotti.
Juntos, aliás, eles começaram a temporada como vencedores do South American Rally Race (SARR); prova na Argentina que, este ano, valeu como abertura do Sertões Series. Foram os mais rápidos em todas as etapas a bordo de uma Toyota GR Hilux DKR T1+.
A identificação com o maior Rally das Américas se tornou tão forte que levou Sylvio a integrar o grupo de investidores que, em 2019, adquiriu a Dunas Race e transformou o Sertões na principal plataforma de esportes de aventura do país. Sempre irriquieto, ele fez questão de competir na primeira edição do Sertões Kitesurf e também marcou presença nas provas do Sertões MTB, mostrando seu lado multiatleta.
SAS Brasil homenageia Sylvio de Barros em Unidade de Telemedicina
Saúde que alegra a vida. Essa é a palavra estampada nas paredes de um contêiner adaptado para consultórios médicos instalado na Chapada dos Veadeiros. Com cara nova, a Unidade de Telemedicina Avançada (UTA) da SAS Brasil, reabriu suas portas agora rebatizada com o nome de Sylvio de Barros, piloto e sócio do Sertões BRB, falecido em maio.
Vanessa Raiter de Barros, esposa de Sylvio, esteve na reinauguração juntamente com amigos próximos da família para celebrar o momento.
“Para mim é uma honra estar inaugurando esse container, impulsionando a telemedicina em Cavalcante. Eu tenho certeza de que esse trabalho, que ele ajudou tanto e que vamos continuar apoiando, está plantado e vai receber toda a força que ele tinha”, disse Vanessa.
Equipada com consultórios médicos, instrumentos e equipamentos de ponta para a realização de procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas, a estrutura possibilitará a aproximação entre médicos especializados e a população da região. A UTA, localizada em uma região visitada por turistas de todo o mundo e que abriga diversas comunidades quilombolas, será responsável por evitar longos deslocamentos para as cidades de referência, como Campos Belos, a 132 km de distância, Brasília, a 155 km, e Goiânia, a 555 km.
“Há quatro anos, estávamos aqui em Cavalcante realizando a instalação da primeira UTA da nossa organização, que serviu de modelo para quatro outras cidades. Este ano tivemos a honra de homenagear o Sylvio, um dos Competidores Solidários que fez e sempre fará parte da história da SAS Brasil”, disse a gerente de engajamento da organização, Marina Cardoso. A potiguar ainda compartilhou que a história da SAS Brasil e do Sertões BRB sempre andam em paralelo e que para a organização é uma honra contribuir para o legado de amor e alegria de Sylvio.
A gerente estava acompanhada de 50 voluntários de todo o Brasil que estão participando da Expedição Sertões BRB 2024 e que estão proporcionando aos moradores de Cavalcante atendimentos em alergologia, dermatologia, oftalmopediatria, clínica médica, ginecologia, pediatria e neurologia até 28 de agosto. Após essa a ação, a UTA Sylvio de Barros continuará ativa com os projetos de telessaúde da SAS Brasil.
As palavras têm o poder de confortar, lembrar e celebrar a vida daqueles que não estão mais conosco. Na saudade, encontramos as memórias que o tempo jamais pode apagar.
Viva Sylvio de Barros.
Por: Paula Carvalho
Fonte :Motorsport/Portal do Sertões