Proa de navio tombado finalmente é fatiada com carros zero km dentro;

Proa de navio tombado finalmente é fatiada com carros zero km dentro;

novembro 30, 2020 Off Por motoractionbrasil

Após mais de 3 semanas e trabalhos e contratempos, 1º pedaço do MV Golden Ray é cortado; navio será separado em 8 seções .

Pouco mais de três semanas após início do fatiamento do navio MV Golden Ray, tombado há mais de um ano na costa da Geórgia (EUA,) a equipe responsável por sua remoção finalmente concluiu o corte da primeira seção do cargueiro. O navio, que tem cerca de 200 metros de comprimento, naufragou com cerca de 4,2 mil carros em seu interior. Imagens da primeira fatia, correspondente à proa, exigem alguns dos veículos que repousavam no seu interior – alguns parcialmente cortados e todos já bastante danificados pelo tombamento do cargueiro, em 8 de setembro de 2019.

Os automóveis zero-quilômetro também sofreram corrosão causada pelo contato prolongado com a água salgada.

MV Golden Ray navio cargueiro fatiamento 4.200 carros veículos tombado naufrágio - Divulgação - Divulgação

Proa já foi retirada do restante do cargueiro e será removida do local para reciclagem.

O corte do MV Golden Ray em oito fatias começou no dia 6 de novembro, com a chegada e o posicionamento do guindaste gigante que está dividindo o casco por meio de correntes. Essa foi a forma encontrada para tirá-lo do local do naufrágio, entre as ilhas de Saint Simons e Jekyll. De acordo com autoridades locais, o fatiamento da primeira seção do Golden Ray foi completado na manhã do último sábado. Neste momento, os trabalhadores se preparam para retirar a seção da Barreira de Proteção Ambiental (EPB) que cerca o navio para finalizar a remoção da peça. Os preparativos para o segundo corte na embarcação de 200 metros já foram iniciados.

Fatiamento MV Golden Ray navio cargueiro tombado montagem - Divulgação - Divulgação

Uma das correntes usadas no processo de remoção arrebentou e causou atraso no cronograma inicial .

“Este é nosso primeiro grande marco na operação. Validamos o método geral de remoção enquanto continuamos a refinar nossas estratégias para aumentar a eficiência dos próximos seis cortes”, disse o Comandante Efren Lopez, Coordenador da Guarda Costeira dos EUA. “As equipes de resposta na costa e na água têm vigiado de forma proativa e respondido a todos os possíveis impactos ambientais. Incentivamos o público a continuar relatando quaisquer detritos que sejam encontrados por meio da linha direta de denúncia e por formulários online.”

MV Golden Ray navio cargueiro fatiamento 4.200 carros veículos tombado naufrágio - Reprodução - Reprodução

Vista aérea do local onde o MV Golden Ray repousa tombado há quase 13 meses…

Os trabalhos estão levando muito mais tempo do que o inicialmente estimado – a previsão era de cortar uma fatia a cada 24 horas. O principal contratempo até agora foi uma corrente arrebentada após 25 horas de corte. Não houve feridos nem danos ao VB-1000, mas a operação precisou ser paralisada. Após isso, ajustes no aparelho de corte o fizeram melhorar seu desempenho. “O processo de fatiamento foi cuidadosamente projetado e modelado, mas continua sendo uma operação altamente complexa”, iniciou o subcomandante Tom Wiker, da empresa Gallagher Marine Systems.

Quais veículos estão dentro do cargueiro Foto indica que SUV ao fundo é um Chevrolet Tahoe, submerso no MV Golden Ray Image

MV Golden Ray Hyundai Kia GM naufrágio cargueiro resgate carros navio embarcação Chevrolet Tahoe - Reprodução - Reprodução

Foto indica que SUV ao fundo é um Chevrolet Tahoe, submerso no MV Golden Ray.

Quais são os modelos de automóveis que estão dentro do navio? E qual será o destino deles? De início, é importante dizer que, apesar de a empresa responsável pelo navio ser a Hyundai Glovis (braço de logística do conglomerado sul-coreano), um porta-voz da companhia afirmou que a carga não inclui carros da marca – e, sim, automóveis da Kia e de outras montadoras globais. Oficialmente não foi divulgada uma lista com os modelos, mas alguns indícios ajudam a trazer luz sobre quais permanecem dentro do navio.

Fotos divulgadas do seu interior já naufragado mostraram alguns veículos submersos e danificados. E as imagens permitem constatar que, dos mais de 4.000 carros nunca rodados, há exemplares fabricados pela General Motors. Analisando duas fotos, conseguimos identificar os SUVs grandes Tahoe e Suburban, da Chevrolet.

Chevrolet Suburban 2020 - Divulgação - Divulgação

Muito populares nos EUA, os dois utilitários esportivos não são comercializados oficialmente no Brasil. No mercado norte-americano, o Tahoe tem preços sugeridos a partir de US$ 49 mil (R$ 263,6 mil no câmbio de ontem) e o Subarban, com chassi alongado, custa desde US$ 51,7 mil (R$ 278,2 mil). Ambos podem ser equipados com até nove assentos e motor 6.2 V8 de 426 cv na linha 2020. Quanto aos carros da Kia, o local do acidente ajuda a deduzir quais são os modelos atingidos. O porto de Brunswick fica bem próximo à fábrica da montadora em West Point, Geórgia, onde são fabricados os modelos Telluride e Sorento, outros SUVs de grande porte; e o sedã Optima. Dos três, apenas o Sorento é vendido no Brasil, com preço a partir de R$ 199.990. O destino do MV Golden Ray era Baltimore, nos Estados Unidos, de onde os carros seriam exportados a países do Oriente Médio .

Qual será o destino dos veículos As oito fatias do Golden Ray e o que restar dos respectivos carros serão levados para reciclagem em um estaleiro no Estado da Louisiana. A expectativa é de que a desmontagem das peças demore pelo menos dois meses. A Hyundai Glovis, dona do cargueiro, informa que vai tentar salvar quantos veículos for possível, embora a maior parte deva ser mesmo transformada em sucata.

Outro navio já foi fatiado com carros dentro

MV Tricolor naufrágio cargueiro resgate carros navio embarcação 2002 2003 - Reprodução - Reprodução

MV Tricolor naufragou em 2002 com carros de luxo na França e também foi cortado em pedaços

Essa não é a primeira vez na qual um cargueiro naufragado com automóveis zero no seu interior tem de ser cortado em fatias. Em dezembro de 2002, o navio MV Tricolor foi atingido por outra embarcação após deixar o porto de Zeebrugge, na Bélgica, rumo a Southampton, na Inglaterra – de onde seguiria viagem para os Estados Unidos. A cerca de 30 km da costa francesa, o Tricolor tombou com uma carga de centenas de carros de luxo das marcas Volvo, BMW e Saaab. Para tirar o navio gigante do local, e evitar mais danos ambientais após a constatação de um vazamento de óleo, o cargueiro também foi cortado em fatias, igualmente com os automóveis no seu interior, utilizando técnica semelhante também aplicada no resgate do submarino russo Kursk, em 2001. No caso, os carros foram vendidos como sucata após o resgate.