Projeto de isenção de IPVA para motos pequenas avança, mas tem pegadinha.

Projeto de isenção de IPVA para motos pequenas avança, mas tem pegadinha.

maio 9, 2022 Off Por motoractionbrasil

Proposta que circula no Senado quer zerar o imposto para motos de até 170 cilindradas.

Honda Elite 125 2022 - dinâmica lateral com garupa

Uma das consequências pouco comentadas sobre os recentes aumentos nos preços das motocicletas foi o aumento do custo do IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente e seu valor é definido por uma porcentagem do valor de venda do veículo. No estado de São Paulo, por exemplo, cobram-se 2% do valor de venda da moto para o pagamento do IPVA.

Desde 2019, um Projeto de Resolução do Senado (PRS), de autoria do Senador Chico Rodrigues (União-RR), tramita na casa. Seu intuito é zerar a cobrança de IPVA para motocicletas de baixa cilindrada. Inicialmente, daria tal desconto para motos de até 150 cm³, mas o número já foi modificado para englobar motos de até 170 cm³. Isso aconteceu porque duas das motos mais vendidas do Brasil – as Honda CG e Bros – utilizam motores de 162,7 cm³.

Honda NXR 160 Bros 2022

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O idealizador da proposta justifica que 85% dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E, que utilizam esse tipo de veículo para deslocamento até o trabalho, uma vez que são cidadãos com menor poder aquisitivo e que sofrem com a falta de transportes urbanos de frequência e qualidade:

“A maioria dos proprietários são pessoas que usam a moto como instrumento de trabalho. Em todas as áreas, seja na cidade ou no campo. A aprovação vai obviamente beneficiar os que mais precisam. Cerca de R$ 300 economizados no IPVA já ajudam no orçamento familiar desses trabalhadores”

O projeto corrigido já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e, desde 27 de abril, está liberado para ser discutido no plenário da casa. Ele será posto à discussão “em momento oportuno”, segundo diz a tramitação do projeto. Apesar das boas intenções, a isenção de IPVA para motos pequenas pode acabar não acontecendo, mesmo que aprovada e sancionada pelo governo federal.

A pegadinha do projeto

Como projeto que mexe com a arrecadação, a proposta poderia ser negada por afrontar as regras de responsabilidade fiscal do governo federal. No entanto, vale lembrar que o IPVA é um imposto cobrado na esfera estadual. Logo, não afeta diretamente os cofres federais caso sua alíquota seja alterada. O relator do projeto, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), destacou que:

“Não há impedimento em relação à responsabilidade fiscal, visto que a medida tem caráter autorizativo e não vai causar renúncia de receitas para a União. O IPVA é um imposto no âmbito da competência estadual.”

Isso quer dizer que o projeto, caso venha a se tornar lei, apenas autorizará os estados a praticarem a isenção de IPVA para motos pequenas. A decisão de efetivar a isenção ficará a cargo dos governadores e outros órgãos responsáveis na esfera estadual. Eles poderão adotar ou não a isenção.

Fonte: Agência Senado