Qual será a rival direta da nova Montana? Flagra antecipa detalhes.
março 15, 2022Picape intermediária da Chevrolet deverá chegar ao mercado nos primeiros meses de 2023.
Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet Montana | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG
Um fato interessante foi divulgado pelo BF///MS ® Oficial no Instagram. Um seguidor do perfil conseguiu registrar uma unidade da nova geração da Chevrolet Montana rodando em testes no Brasil.
Trata-se de um dos primeiros registros de algum protótipo da novidade por aqui, sendo que a picape já apareceu primeiramente na Coreia do Sul com uma camuflagem muito semelhante.
O interessante das imagens captadas em São Paulo é que o responsável pelo flagra conseguiu registrar a picape bem próxima ao seu veículo, o que nos permite ter uma noção melhor das dimensões da novidade e até mesmo qual deverá ser o seu posicionamento de mercado.
Fica claro que a nova Montana deixará de vez o segmento compacto e passa a ter comprimento, largura e entre-eixos próximos ao de modelos como a Fiat Toro, Renault Duster Oroch e Ford Maverick.
Considerando o foco no preço competitivo que baliza os produtos construídos sobre a plataforma GEM, como ocorre com o Onix, Onix Plus e o Tracker, podemos esperar que a nova Montana se aproxime muito mais da representante da Renault na categoria do que as outras picapes citadas.
Sabemos, por exemplo, que a arquitetura GEM não prevê sistema de tração integral, algo que naturalmente encarece qualquer automóvel, apesar de ser um ingrediente importante nas receitas das picapes.
Na visão de perfil da nova Montana, sua concepção de carroceria mais baixa lembra muito o estilo adotado pela Ford para a Maverick, o que facilita o acesso ao veículo e também traz ganhos no comportamento dinâmico do modelo.
A largura, por sua vez, deverá ser semelhante ao que encontramos no Chevrolet Tracker, gravitando nos 1,80 m. Assim como o SUV, a picape será produzida na sede da GM no Brasil, localizada em São Caetano do Sul (SP). A planta, inclusive, recebeu investimentos e finaliza seu processo de atualização para receber o novo veículo.
Informações sobre a parte técnica e mecânica da nova geração da Montana ainda são escassas, contudo, como estamos falando de uma picape que poderá transportar um volume de carga maior, o motor 1.2 turbo oferecido no Tracker Premier topo de linha certamente figure como uma escolha natural para a novidade. Atualmente o propulsor trabalha apenas em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas no SUV.
A previsão é que a nova Montana faça sua estreia nos primeiros meses de 2023, chegando ao mercado de forma plena por volta da mesma época.