Qual tipo de moto cansa mais para pilotar?
dezembro 10, 2021Com tantos tipos de motocicletas no mercado, a experiência no dia a dia pode ser bastante diferente por conta da ergonomia. Conheça os prós e contras das principais categorias.
Entenda as diversas posições de pilotar uma moto | Imagem: Divulgação
Comparado aos carros, a experiência de andar de moto pode ser bem mais diversa. Óbvio que existe uma grande diferença entre andar em um automóvel popular e um SUV de luxo, ou mesmo em uma Ferrari, mas a mudança entre os diferentes estilos de motos é mais notada.
Mas qual a mais confortável ou a mais cansativa na pilotagem? Isso sem dúvida vai depender de quem é o motociclista e de sua disposição para pilotagem. Para ajudar nessa escolha, o MOTOO mostra aqui o que cada segmento tem a oferecer:
Urbana/city
São as mais vendidas do Brasil. Esse tipo de moto é bem confortável, afinal, foram feitas para rodar durante muitas e muitas horas durante o dia.
A ergonomia aqui foi pensada para que os braços e as pernas não fiquem nem muito flexionados e nem esticados. Inclusive, alguns guidões são mais altinhos, evitando que precise abaixar muito para alcançá-los – a lombar agradece.
Cub
As cubs, como a Honda Biz, são mais parecidas com scooter, mas não são iguais. Nesse estilo de moto você ainda vai montado e não totalmente sentado. Calma, explicamos.
Lembra dos cavalos? Então, na maior parte das motos é assim que o condutor vai.
Isso porque as pedaleiras estão fixadas mais lateralmente. No caso das cubs, estamos em uma posição intermediária. Meio montado, meio sentado.
Isso é razoavelmente confortável. O problema pode ser a altura do guidão, muito baixo em alguns modelos, que pode ser cansativo com o passar do tempo.
Scooter
Dada a explicação anterior, eis aqui a grande diferença dos scooters. Repare, aqui a posição parece a de estar sentado em uma cadeira. Na maioria dos modelos, não há pedaleira, os pés são repousados em amplas plataformas.
Por isso, essa posição pode ser bem agradável em deslocamentos breves, é menos cansativa, porque o piloto está menos “ativo” na pilotagem. Na posição montada, há mais ação dos pés e pernas.
O ponto negativo é que pessoas consideradas mais altas, acima de 1,80 m, podem se sentir “apertados” em alguns modelos, inclusive, esbarrando os joelhos no guidão.
Trail
Pergunte aos motociclistas, a maioria vai dizer que as trail ou bigtrail são as mais confortáveis de todas. Isso porque há espaço para que as pernas não fiquem muito flexionadas e você possa repousar o pé bem naturalmente nas pedaleiras.
Os guidões são altinhos, o que proporciona uma pilotagem ereta, afinal, como são motos para rodar na terra e em meio a natureza, esta é a melhor posição para apreciar o meio-ambiente.
Geralmente o assento também é dos mais confortáveis nas trail, principalmente nas mais estradeiras, onde o conforto é priorizado. Em modelos mais radicais, o banco pode ser mais fino para facilitar a pilotagem na terra, o que perde em conforto.
Custom
A imagem daquelas motos estilosas, com belos alforjes, ao som de rock, pode enganar um pouco. Nem sempre uma custom é muito confortável; seu posicionamento mais para o sentado do que montado pode cansar um pouco.
Por isso vemos alguns acessórios, como os suportes para estender os pés, que ajudam a relaxar as pernas. Em relação ao guidão, geralmente são confortáveis, com exceção daqueles muito baixo ou aqueles bem altos – o chamado “seca sovaco”-, que definitivamente não é uma boa escolha e cansa os braços.
Também pecam pela falta de proteção aerodinâmica, o que pode ser melhorado em modelos com uma bolha na dianteira.
Naked
Aqui está um meio termo entre uma ergonomia que lembra as motos urbanas e as esportivas. Em sua maioria, as naked são agradáveis de pilotar, apesar de trazerem uma pegada mais agressiva, ainda estão dentro do limite esperado. A exceção são modelos que trazem uma ergonomia quase como a das esportivas – como veremos a seguir.
A dificuldade aqui é literalmente ir de cara para o vento. Naked significa nu, em inglês, explicando que são motos sem proteção aerodinâmica quase nenhuma.
Esportiva
É preciso saber que as sport ou esportivas têm em sua essência o objetivo de serem máquinas de corrida. Então, o piloto está lá para encontrar o melhor apelo aerodinâmico possível.
Isso significa ficar com o tórax grudado no tanque e as pernas extremamente flexionadas. O assento costuma ser mais duro e com pouca espuma, favorecendo um encaixe, mas piorando em conforto.
O problema é que quem roda com um esportiva por aí não vai ficar “carenado” (no posicionamento de corrida) o tempo todo, não faz sentido. Isso vai cansar, já que o guidão fica bem lá na frente, será preciso esticar demais.
Sport-touring
Uma dica legal para quem curte esportivas, mas prioriza o conforto, é procurar modelos que tenham um posicionamento mais agradável, como as “sport-touring”. São motos superpotentes, mas com ergonomia mais relax e boas para longas viagens, é ótima proteção contra o vento.
Touring
“Sofás sobre rodas”, essa é a melhor maneira de definir as touring. Aqui você encontra o que há de mais evoluído em estofamento motociclístico. Em alguns casos, há encosto até para o braço.
Elas são extremamente avançadas em proteção aerodinâmica, que forma uma verdadeira bolha para o piloto, inclusive ajudando na chuva. É tamanha a barreira, que em dias muito quentes e no trânsito, pode fazer passar um calorzinho.