
Rally Piocerá, muito além de um rally
fevereiro 5, 2025
PIAUÍ – CEARÁ
Rally Piocerá 2025 abre os campeonatos Brasileiro de Enduro e Rally de Regularidade para motos e carros 4×4.

O Rally Piocerá atrai pessoas das cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que se dividem nas categorias CARROS 4X4 e EXPEDIÇÕES, UTV’S, QUADRICLOS, MOTOS, MOTOS BIG TRAIL (MOTO TURISMO) E BIKES
O evento é reconhecido como uma das maiores provas Off Road da America Latina

38º Rally Piocerá, considerado o maior rally de regularidade da América Latina e que conta com mais de 370 inscritos. Tamanha importância do evento para o cenário off-road nacional, que ele abre as temporadas 2025 dos Brasileiro de Enduro e Rally de Regularidade (CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo), Brasileiro de Rally de Regularidade 4×4 (CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo) e Nacional XCM (CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo).

Concentração e resistência física para quatro dias

O Rally Piocerá tem quatro etapas, sendo que os competidores do Rally de Regularidade (motos, quadriciclos, UTVs e carros) fazem o mesmo percurso. “Apenas o tamanho da quilometragem de trechos navegados que difere um pouco de uma categoria para a outra”, explica o CEO da Radical Produções, Ehrlich Cordão.

Em 38 anos de história e tradição, passando por diversas cidades, vilas e povoados, o rally deixa sempre muito mais que poeira, incrementa a economia e realiza ações sociais com o apoio dos competidores e empresas parceiras, unindo esporte, turismo e responsabilidade social.

Uma caravana de mais de mil pessoas participam desse grande evento atraindo sempre a atenção do público expectador das cidades por onde passa e daqueles que acompanham tudo o que acontece pelas mídias sociais, rádio, tv, sites e jornais, gente de todo o Brasil, gerando assim grande retorno de imagem àqueles que associam suas marcas ao evento.

Depois de dois dias de concentração em Teresina, estão todos prontos para começar a disputa pelo título do Rally Piocerá 2025. A primeira parada da prova é Pedro II (PI). As demais cidades anfitriãs são Sobral (CE) e Quixeramobim (CE), até alcançar o último destino: Beberibe (CE), na Praia do Morro Branco. Para tudo isso, serão percorridos 1.092 km.


Pilotos encaram terrenos pedregosos, chuva e médias altas de velocidade entre Pedro II (PI) e Sobral (CE)



Um roteiro que cruzou mais de 30 municípios entre o Piauí e Ceará, com trilhas altamente técnicas. Por tantos desafios vividos em quatro dias de competição, a emoção foi a flor da pele na chegada em Beberibe, CE

Ao longo de todo o roteiro, os off-roaders vão encontrar terrenos com os mais diversos tipos de obstáculos naturais: pedras, cascalhos, erosões, trechos de areia, subidas e descidas de terras, trilhas mais estreitas, com direito a passar por lugares bem inóspitos e de belezas ímpares. Na questão técnica, as médias de velocidade a serem obedecidas estão bem justas, com muitas mudanças de direção e os tradicionais laços e pegadinhas do rally de regularidade terão de sobra.


A quarta etapa do 38º Rally Piocerá foi marcada por resistência e determinação. Os atletas encararam o trecho mais longo da competição, com 122 km de percurso e mais de 100 metros de altimetria acumulada. Após mais de 300 km percorridos desde o início da prova, os competidores precisaram reunir força e estratégia para continuar na disputa pelo título.

Percurso exigente testou os limites dos atletas, que enfrentaram trechos técnicos e desafiadores em busca da vitória.

Pilotos e navegadores aceleram por trilhas que cruzaram as regiões de Carnaubal, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Cariré, entre outros com os desafios da Serra da Ibiapaba.


A cidade de Pedra Branca, localizada no sertão central do Ceará, foi palco de mais um grande momento do Rally Piocerá, um dos maiores eventos off-road do Brasil. A chegada e a largada dos competidores trouxeram movimentação intensa à cidade, colocando-a em evidência não apenas pela adrenalina da competição, mas também por seus atrativos naturais e culturais.

Evento levou os participantes ao Parque Estadual Serra de Santo Antônio, Monumento aos Heróis do Jenipapo, Sítio Arqueológico Torres, entre outros lugares que apresentam a história e a culinária piauiense por Campo Maior e Pedro II

O Piocerá é muito além de um rally! Ao mesmo tempo em que desafia pilotos, navegadores e bikers em competições nacionais, ele também reúne participantes que desejam passear e conhecer um Brasil que a maioria das pessoas não conhece. Por meio da categoria Expedição, famílias inteiras e amigos embarcaram em uma viagem que traça a mesma rota do rally, porém, passeando por belos lugares do interior do estado do Piauí.

Na sua 38ª edição, o Rally Piocerá tem 13 carros e 32 inscritos. Essa caravana partiu de Teresina (PI) na última terça-feira (28) e, assim como os competidores, seguiram em direção ao norte do estado, para a cidade de Pedro II, porém, por um percurso diferente. Com direito a muita trilha, a ideia é sempre ter aquela dose de aventura off-road misturada com belezas naturais e cultura.

Por: Paula Carvalho
Fonte: Piocerá