Renault mostra nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico.
outubro 6, 2023Utilitário que sucede a versão Z.E. Maxi ganhou o dobro de potência e maior autonomia e capacidade de carga, com preço de lançamento de R$ 259 mil.
A Renault apresentou a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico, que sucede a versão Z.E. Maxi lançada em 2013. A novidade vem com o dobro da potência da geração anterior e sua autonomia saltou de 200 Km para 300 km. A capacidade de carga, por sua vez, aumentou de 650 kg (equivalente a 3,6m3) para 800 kg (4,3m3) na versão atual. E o preço sugerido é de R$ 259.990.
Produzido em mais de 50 países e com mais de 4,4 milhões de unidades comercializadas no mundo, o Kangoo é líder em vendas em seu segmento também no Brasil. Pioneiro no segmento de veículos comerciais elétricos, o modelo já acumula mais de 600 unidades emplacadas no país.
“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, comenta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Motorização
O novo motor do Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece 90 kW de potência (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque e vem equipado com uma nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, segundo o fabricante. O componente conta com um sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica, o que permite o uso na zona de temperatura adequada, garantindo sua autonomia e reduzindo o tempo de recarga. A garantia da bateria foi estendida de cinco para oito anos ou 160.000 km e, caso a sua capacidade diminua para menos de 70% do valor nominal nesse intervalo, a Renault garante a substituição do componente.
Os compradores do produto poderão escolher entre três formas de carregamento. A primeira, de 2,3 kW, utiliza as tomadas domésticas padrão ABNT em 220 volts; a segunda, trifásica de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais) está disponível em postos públicos e wallboxes, enquanto a terceira é baseada em um carregador ultrarrápido DC de 80 kW (corrente contínua), disponível sem postos de rodovias. O tempo de carregamento é de 2h40 para alcançar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW.
O veículo oferece seis estilos de condução diferentes, em benefício do conforto e a autonomia. Incluindo três modos de frenagem regenerativa – cruzeiro (para uso em rodovias ou vias rápidas), drive (para uso mais versátil) e freio (para engarrafamentos e trechos de serra). Para garantir o menor nível de ruído à bordo, o Kangoo E-Tech 100% elétrico conta com isolamento acústico reforçado, vidros 11% mais grossos e uso de estofamentos de espuma, entre outras melhorias. O interior do utilitário foi atualizado e agora conta com novo painel horizontal e um novo volante com os controles principais. O banco é regulável na altura e profundidade e vem reforçado com espuma e tecidos mais resistentes. Além de ar-condicionado, o veículo vem equipado com sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” embutida no painel.
Menor custo operacional
Nas contas do fabricante, o Kangoo E-Tech oferece um baixo custo por quilômetro rodado, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão*), além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões. Além disso, por ser elétrico, possui isenção de IPVA em alguns estados, nem está sujeito ao rodízio veicular imposto em algumas capitais do país.
Para dar suporte ao produto, a empresa oferece o programa “Renault Pro+”, um amplo portfólio de serviços para o cliente profissional da marca, incluindo uma consultoria plena desde o momento da compra até a manutenção programada. Para tanto, o “Renault Pro+” dispõe de uma rede de 43 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à manutenção de veículos utilitários.
Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil, explica que a marca possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. “Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”.
Por: Redação