Renault Scenic será um SUV elétrico com até 800 km de autonomia.

Renault Scenic será um SUV elétrico com até 800 km de autonomia.

maio 26, 2022 Off Por motoractionbrasil

Scenic Vision antecipa modelo que estreia em 2024 e terá um inovador extensor de alcance com células de combustível a hidrogênio.

renault-scenic-vision-concept

Esqueça o que você sabe sobre o Renault Scenic porque esta é uma abordagem totalmente diferente deste nome bem conhecido, inclusive aqui no Brasil. Para começar, não é mais uma minivan, pois a Renault vai transformar o MPV em um SUV. Em segundo lugar o motor será elétrico e ainda terá um extensor de alcance, mas não com um motor a combustão, como no BMW i3 Rex, Chevrolet Volt ou o Fisker Karma.

O inusitado sistema de propulsão do crossover pega emprestado o motor elétrico de 215 cv do Megane E-Tech do qual também herdou a bateria menor de 40 kWh. Ele adiciona uma célula de combustível de 16 kW montada no assoalho no sistema que alimenta a bateria. A Renault explica que ao trilhar esse caminho pode instalar uma bateria duas vezes mais leve oferecendo a mesma autonomia. 

Renault Scenic Vision Concept

Renault Scenic Vision Concept

Falando em peso, o Renault Scenic Vision sobe na balança em 1.700 kg, o que o torna mais pesado que o Megane E-Tech. Isso porque o SUV é maior, alcançando os 4,49 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,59 metro de altura. Isso o torna 291 mm mais longo, 132 mm mais largo e 85 mm mais alto, com a distância entre-eixos alongada em expressivos 15 cm.

Uma versão de produção seguirá em 2024 na mesma plataforma CMF-EV que serve de base ao já citado Megane E-Tech, bem como seu modelo irmão, o Nissan Ariya. No entanto, não espere esse extensor de alcance de hidrogênio já no lançamento.

A montadora francesa estima que a célula de combustível de hidrogênio permitirá ao veículo elétrico ser capaz de cobrir 800 quilômetros até o final da década sem parar para uma recarga de apenas cinco minutos.

Além das linhas angulares e estilo peculiar, este Scenic Vision se destaca por sua construção ecológica. Ele incorpora mais de 70% de materiais reciclados, sendo 95% reciclável (incluindo a bateria) no final de seu ciclo de vida. Comparado a um veículo elétrico tradicional movido a bateria, o conceito tem uma pegada de carbono 75% menor.

A construção ecológica vai além de elementos como o tanque de células de combustível feito com fibra de carbono a partir de resíduos de papel reciclado. Não há couro dentro da cabine futurista desde que a Renault a substituiu por poliéster reciclado de baixo carbono. Quase um terço do plástico usado vem de uma fonte sustentável, enquanto os pigmentos pretos da tinta são o subproduto das partículas de processamento capturadas na atmosfera.

O “Scenic” ficará em ‘espera’ até 2024, quando o conceito se transformará em uma versão de produção. A Renault acabou de matar a minivan de cinco lugares, enquanto a versão de sete lugares irá se aposentar ainda este ano.

Fonte: Renault