Rimac Nevera desbanca a Tesla e crava recorde no 1/4 de milha.

Rimac Nevera desbanca a Tesla e crava recorde no 1/4 de milha.

agosto 17, 2021 Off Por motoractionbrasil

Hipercarro elétrico croata cobre os 400 metros em apenas 8″58 e empurra o Tesla Model S Plaid para o 2° lugar.

O recorde de 400 metros do Tesla Model S Plaid não durou muito. Agora há um novo rei da aceleração nos 400 metros com largada fixa: é o Rimac Nevera. Isso era de se esperar, dada a diferença de configuração e a lacuna óbvia em relação aos dados técnicos. No entanto, o sedã de quase 5 metros de Palo Alto não ficou tão mal na comparação com o hipercarro croata, que cobriu o intervalo em 8”58.

Nenhum carro de produção, antes do Nevera, ficou abaixo de 9 segundos. E agora o esportivo da Rimac Automobili (seria melhor dizer Bugatti-Rimac) fez pouco mais de 8”5. Um resultado quase inacreditável. Mas vamos refazer o desafio da distância entre esse esportivo puro e o monstro de Elon Musk.

Galeria: Rimac Nevera

https://cdn.motor1.com/images/mgl/wBPXG/s6/rimac-nevera.jpg
https://cdn.motor1.com/images/mgl/R0Njg/s6/rimac-nevera.jpg
https://cdn.motor1.com/images/mgl/4JQVZ/s6/rimac-nevera.jpg
https://cdn.motor1.com/images/mgl/N7L2G/s6/rimac-nevera.jpg

Teste de força

Tudo começou na primavera (outono no hemisfério sul) passada. Pouco antes da apresentação oficial, a Tesla deu uma prévia do Model S Plaid para Jay Leno, uma personalidade bem conhecida da TV americana e um grande entusiasta e colecionador de carros que tem uma relação amigável com Musk. 

Leno testou a aceleração do Model S mais potente da história e parou o cronômetro em 9″24″. Um tempo monstruoso que, por coincidência, foi oficializado em 12 de junho, o dia seguinte à apresentação oficial do modelo.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a Rimac Automobili continuou com o desenvolvimento do Nevera. Em abril, por exemplo, quando o carro ainda estava em desenvolvimento, conhecido pelo nome provisório de C_Two, mostrou seu potencial contra um Porsche Taycan Turbo S em uma prova de arrancada. Mas nenhum prazo foi estipulado e nenhuma declaração oficial foi feita. Então, em 1° de junho, o carro foi apresentado em sua versão final e na semana passada o vídeo deste carro incrível foi publicado no YouTube.

Tesla Model S Plaid

Topo do segmento

Vale destacar que Nevera e o Model S Plaid são dois carros muito diferentes e nunca competiram diretamente. Mas ambos acharam por bem flexionar seus músculos na aceleração, terminando algumas semanas depois em primeiro e segundo lugar na classificação geral dos carros mais rápidos para cobrir os 400 metros a partir da imobilidade. Não poderíamos, portanto, não compará-los.

Por um lado, existe o Tesla mais poderoso de todos os tempos: 1.020 cv de potência, 322 km/h e 0 a 100 em menos de 2 segundos. Por outro lado, um dos supercarros elétricos mais avançados e sofisticados da história, nascido e criado com o único objetivo de superar limites e mostrar o verdadeiro potencial dos carros esportivos de emissão zero. Possui 1.914 cv de potência e 2.360 Nm de torque, atinge 415 km/h de velocidade máxima e cobre 0-100 em 1”85 – ainda mais impressionante é o 0-300: 9”3.

 Rimac NeveraTesla Model S Plaid
Dimensões4,75 x 1,99 x 1,21 metros4,97 x 1,96 x 1,45 metros
Peso1.950 kg2,162 kg
Bateria120 kWh95 kWh
Motores4 motores (1 em cada roda)3 motores (1 dianteiro e 2 traseiro)
Potência maxima1.914 cv1.020 cv
Torque máximo2.360 NmN/D
0-1001 “851 “99
0-200N/D5 “9
0-3009 “3N/D
Velocidade máxima415 km/h322 km/h
Quarto de milha8 “589 “24