RIOgaleão é o 2º melhor aeroporto em Pesquisa de Satisfação de Passageiros.
fevereiro 16, 2022Aeroporto Internacional Tom Jobim foi avaliado pelos usuários durante o quarto trimestre de 2021, de acordo com levantamento divulgado pela SAC.
O RIOgaleão se destacou entre os aeroportos brasileiros de grande porte na Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, referente ao quarto trimestre de 2021. O relatório foi divulgado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura. O Aeroporto Internacional Tom Jobim conquistou a nota 4.41 na categoria “Aeroportos acima de 10 milhões de passageiros” – dados pré-pandemia, ocupando a segunda posição em satisfação geral pelos passageiros.
A Pesquisa avalia a experiência do usuário em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, nos principais aeroportos do país.
Ao todo, são monitorados 17 indicadores de satisfação dos usuários, divididos em cinco categorias. A pesquisa é coordenada pela equipe técnica da SAC, e realizada por uma empresa contratada pelo Ministério da Infraestrutura, mediante licitação pública para realização das coletas. Entre outubro e dezembro do ano passado, foram realizadas um total de 23.122 entrevistas com os 20 aeroportos participantes. No RIOgaleão, mais de 1.300 passageiros foram consultados.
Regras anteriores
Até dezembro de 2017, a pesquisa abrangia 15 aeroportos, selecionados em função de sua utilização na Copa do Mundo de 2014. A partir de 2018, o critério para escolha dos aeroportos pesquisados passou a ser o volume de passageiros transportados no ano anterior. Com isso, passaram a integrar o relatório os 20 aeroportos com maior movimentação no país, responsáveis por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil.
Entre os 17 itens pesquisados, o RIOgaleão liderou o seu segmento em diversas categorias, entre elas: Facilidade de desembarque no meio-fio; Processo de inspeção de segurança; Controle migratório; Controle aduaneiro; Internet disponibilizada no aeroporto e Limpeza geral do aeroporto.