São Paulo não irá mais contratar cobradores de ônibus.
fevereiro 11, 2022As empresas de ônibus não vão mais contratar cobradores na capital paulista. O fim da contratação de cobradores de ônibus foi acertado entre empresas e prefeitura de São Paulo em dezembro de 2021.
Em janeiro deste ano, a SPTrans enviou às empresas um ofício com a informação de que deixará de pagar 2,5% da remuneração aos operadores do sistema referente aos cobradores a partir de abril. Na prática, significa que, se as empresas contratarem alguém para essa função, terão que arcar sozinhas com os custos, o que não deve acontecer.
O sindicato que reúne essas empresas confirmou que o plano é encerrar a atividade aos poucos, sem que haja demissão em massa, como explica o presidente do SPUrbanuss, Francisco Cristovão.
“A rotatividade nessa função é da ordem de 3% ao mês. Temos um plano de 40 meses é muito tempo para absorver isso naturalmente sem que gere desemprego”, disse Francisco.
Em nota, a prefeitura confirma que a determinação é transferir os cobradores para outras funções, como motorista e fiscal. Segundo a SPTrans, apenas 5% dos passageiros ainda pagam a tarifa em dinheiro, o que sustenta a decisão.