Seguro e rápido, Volvo XC40 Recharge quer ser o elétrico mais vendido do Brasil.
setembro 17, 2021SUV movido por dois motores tem potência combinada de 408 cv.
Volvo XC40 2022 – Imagem: Divulgação
Há alguns meses, a Volvo anunciou que passaria a vender apenas modelos eletrificados no Brasil. A meta é bastante ousada até para uma marca do segmento premium, tanto é que, até o momento, Brasil e Noruega são os únicos mercados em que a Volvo tomou esta decisão.
Apesar de já contar com uma robusta linha de veículos híbridos (todos os modelos vendidos pela marca por aqui contam com uma versão do tipo plug-in), a Volvo acaba de dar um importante passo rumo à eletrificação com o XC40 Recharge.
Embora estivesse em pré-venda desde maio deste ano, só agora é que o modelo desembarca nas lojas. Demorou, mas como pôde constatar valeu a pena esperar.
Desempenho de superesportivo
O SUV traz dois motores elétricos que entregam potência combinada de 408 cv e torque instantâneo de colossais 660 Nm, ou aproximadamente 67,3 kgfm. Os números superlativos se refletem no desempenho: bastam meros 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Na prática, quem está no carro é surpreendido com uma “patada” que faz o corpo grudar instantaneamente no banco. Mesmo habituado com a agilidade dos carros elétricos, confesso que me espantei com a reação do SUV. Até agora, apenas o Porsche Taycan Turbo S (um superesportivo com mais de 760 cv) havia causado tanta surpresa em mim.
Até os pneus precisaram ser trocados por um conjunto mais largo na traseira para suportar o comportamento explosivo do XC40 nas acelerações. O lado bom é que o SUV ganhou muito em estabilidade, inclusive sob condições extremamente desfavoráveis, como a tempestade que encaramos durante todo o trajeto de nossa avaliação do modelo no Rio Grande do Sul.
Segurança por todos os lados
Saber que você está a bordo de um carro seguro faz um bem danado para a autoestima. E é exatamente isso que você sente dirigindo um Volvo.
O pacote de assistências de condução inclui alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, câmera com visão em 360 graus, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas de trânsito e piloto automático adaptativo com a competente função Pilot Assist, capaz de acelerar, frear e até fazer curvas leves sem intervenção do condutor.
O motorista só precisa encostar suas mãos no volante periodicamente para que o sistema tenha certeza de que há alguém lá em caso de emergência. Caso não o faça, o veículo entende que houve um incidente (como um mal súbito), reduz a velocidade lentamente até parar, aciona as luzes de advertência e realiza uma ligação para a central de atendimento do serviço OnCall.
A autonomia declarada do XC40 Recharge é “superior a 400 km”, de acordo com a própria Volvo. Ainda segundo a marca, é possível obter 80% da carga das baterias em apenas 40 minutos de recarga em um carregador rápido – bastante raro de ser encontrado no Brasil, diga-se.
Cadê o freio de mão?
O XC40 Recharge tem poucas diferenças em relação ao restante da gama. No design, a grade frontal é totalmente fechada e as rodas possuem desenho exclusivo com foco na aerodinâmica, algo que acontece em todos os carros elétricos.
Por ser um veículo movido a eletricidade, o SUV aproveita o espaço do cofre do motor para oferecer um pequeno porta-malas secundário. Assim, dos 444 litros declarados pela fabricante, 413 litros estão atrás do banco traseiro e os 31 litros restantes são oferecidos na dianteira, onde normalmente ficaria o motor.
Na cabine, causa espanto a ausência de dois itens prosaicos: o XC40 Recharge não tem freio de estacionamento e nem botão de partida do motor. Assim, tudo que o motorista precisa fazer é engatar a marcha “D” para que o veículo esteja pronto para rodar. Depois de estacioná-lo, basta selecionar a posição “P” para que o freio de estacionamento seja acionado eletricamente e o motor seja desligado.
Pouco acima da discreta alavanca do câmbio está a tela vertical da central multimídia. Por meio dela é que os passageiros acessam o Google Automotive Services, plataforma que integra o sistema de entretenimento a diversos serviços oferecidos pelo Google.
Assim que o smartphone é pareado com o veículo, o usuário pode acessar milhares de informações de sua conta Google, como compromissos, agenda de contatos e músicas preferidas. O sistema também funciona como uma assistente pessoal e é capaz de responder perguntas e fornecer informações como a previsão do tempo.
Liderança dos elétricos é a meta
Durante o evento de lançamento, a Volvo garantiu que manterá o valor promocional de R$ 389.950 até o fim deste ano. Este era o preço praticado na pré-venda desde maio.
Sendo assim, quem adquirir o XC40 Recharge terá direito a um pacote completo de serviços agregados. Estão inclusos 3 anos de garantia (ou 100 mil quilômetros), 3 anos de serviços de revisão (ou 100 mil quilômetros), 3 anos de Volvo On Call e assistência 24h, 3 anos de cobertura para discos, pastilhas de freio e palhetas dos limpadores caso necessário, 4 anos de pacote de serviços online e 8 anos de garantia das baterias.
A meta da importadora é comercializar 450 unidades até o final deste ano. Pelas projeções da própria Volvo, este volume garantiria uma participação de mercado de 29% no segmento de veículos elétricos, o que daria a liderança do segmento à marca.
Além disso, o número também renderia uma participação de mercado de 63% no segmento de veículos eletrificados, somando os resultados de 100% elétricos e híbridos plug-in.
É claro que ainda é cedo para dizer se a Volvo atingirá seus objetivos. Mas uma coisa é certa: condições para isso o XC40 Recharge tem.