Sertões BRB e IBS promovem oficinas para alunos de Brasília
agosto 29, 2024É um parceiro de longa data do Rally do Sertões
Enquanto os carros se preparavam para a largada do Sertões BRB 2024 em Brasília (DF), o Instituto Brasil Solidário (IBS) aproveitou a parceria com o maior das américas para organizar uma ação presencial do projeto de Educação Financeira, “Vamos Jogar e Aprender”. As atividades aconteceram no dia 23 de agosto junto ao CEF 01 do Varjão, região administrativa da capital federal. Na ocasião, cerca de 600 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e mais de 40 educadores participaram das atividades. Ao total, a iniciativa tem alcance nas 622 escolas de Brasília, beneficiando 100% da rede pública de ensino do Governo do Distrito Federal (GDF) e seus 347.204 alunos.
Na oportunidade, a CEO do Sertões BRB, Leonora Guedes, acompanhou as atividades que estavam sendo realizadas ao lado do presidente do IBS, Luís Salvatore. “O IBS é um parceiro de longa data e o projeto de educação financeira que está sendo realizado aqui atende uma grande demanda da área no país. Vale ressaltar que não é uma parceria pontual, é um trabalho de cinco anos com o GDF e a Secretaria de Educação que tem o objetivo de atender todas as crianças da rede pública de ensino”, explica.
Durante todo o dia, foram realizadas oficinas práticas de empreendedorismo, rodada de jogos com alunos, educadores e voluntários, produção de cofrinhos sustentáveis e uma atividade com tabuleiro gigante do “Piquenique” montado na quadra da escola para os alunos se divertirem interagindo e caminhando pelo tabuleiro. A ação ainda contou com um piquenique com produtos da tabela do jogo, realizado durante o intervalo, reforçando temas como sustentabilidade, gentileza e alimentação saudável.
“Falar de educação de forma transversal é tratar também sobre economia sustentável, a importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Estamos falando de temas e habilidades cognitivas e socioemocionais que precisam ser reforçadas dentro das escolas, e que refletem diretamente melhorias em matemática e na língua portuguesa. A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como também a transformação comportamental e das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto”, afirma Salvatore.
A iniciativa do IBS trabalha com jogos de tabuleiro e de cartas que visam exercitar de forma lúdica as habilidades de poupar, empreender e investir. O projeto atua na formação continuada de educadores para oferecer suporte na defasagem escolar em matemática por meio de conteúdos relacionados ao planejamento, projeto de vida, endividamento e organização de gastos, economia e educação empreendedora. As escolas também recebem a doação dos jogos Piquenique (tabuleiro) e Bons Negócios (cartas), além da novidade com os jogos PIC$, que tratam de endividamento e sustentabilidade.
O analfabetismo financeiro é apontado como a principal causa para o elevado índice de pessoas inadimplentes e negativadas. Números do Serasa mostram que 40,83% da população adulta do país se encontra nessa situação. Ao longo do roteiro do Sertões BRB, o projeto envolve 701 escolas participantes e beneficia mais de 430 mil pessoas nas cidades de Brasília (DF), Santa Maria da Vitória (BA) e Formosa (GO). No Brasil, a ação já atende 439 municípios, dos 26 estados em todo o país, impactando diretamente mais de 1.5 milhão de alunos.
Por : Paula Carvalho
Fonte : Portal do Sertões