Teste: como anda a nova scooter Cruisym 150.
outubro 26, 2021Modelo da Dafra desembarcou no Brasil em agosto com uma proposta interessante para encarar a PCX e a NMAX.
CRUiSYM 150 CBS | Imagem: Divulgação
Lançada em agosto no Brasil, a scooter Cruisym 150, da Dafra, veio para enfrentar uma concorrência bastante forte que inclui a Honda PCX e a Yamaha NMAX. Veja avaliação
O design Cruisym tem uma pegada mais esportiva, resultado de suas linhas retas e angulosas e também do acabamento com uso de cromados, o que agradou e a diferencia da concorrência.
O painel é bastante completo e totalmente digital, com velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, relógio e hodômetros. Em um dos porta-luvas, você vai encontrar um carregador com entrada USB para carregar o smartphone.
Sob o assento, há um compartimento com 18 litros de capacidade e que permite guardar um capacete modelo fechado ou um volume razoável de compras de supermercado. Uma alça localizada abaixo do guidão ainda permite carregar uma mochila, que fica entre as pernas do piloto, apoiada no assoalho do tipo plataforma, muito útil e que não atrapalha em nada na pilotagem.
A ciclística da Cruisym 150 é voltada para o uso urbano, com suas rodas de 14 polegadas que deixam a scooter relativamente macia e ideal para enfrentar os buracos e lombadas com relativo conforto. As suspensões são do tipo garfo telescópico convencional na dianteira, com 100 mm de curso, e unidade articulada na traseira, dois amortecedores com 75 mm. Os freios são a disco nas duas rodas e utiliza o sistema de freios combinados (CBS) com acionamento hidráulico.
O motor monocilíndrico de 149,6 cm³ com arrefecimento líquido oferece 12,5 cv de potência e torque de 1,22 kgf.m. Seu desempenho surpreendeu nas arrancadas e a aceleração atende bem a expectativa dentro da categoria, apesar de menos capaz que suas rivais.
O câmbio do tipo CVT, como na maioria das scooters, tem funcionamento adequado para o que se espera de um modelo como esse. O peso leve, de 130 kg, facilita a vida no dia a dia e pode ser um bom argumento para o público feminino. A Cruisym 150 está disponível nas cores preto fosco, vermelho metálico e branco.
Conclusão
A Cruisym 150 se mostrou bastante adequado ao uso diário e pode ser uma alternativa para quem deseja sair das atuais lideres de mercado. O preço em outubro, de R$ 14.990,00, no entanto, é superior ao da Honda PCX CBS (R$ 13.510 sem incluir frete), o que pode ser um aspecto que afaste alguns potenciais clientes.
Em setembro, a scooter da Dafra emplacou 65 unidades, um número ínfimo comparado ao da NMAX (1.644 unidades) e PCX (2.857 unidades). Prova que a tarefa da Cruisym não será das mais fáceis.
Ficha técnica
Motor | 4 tempos, monocilíndrico, arrefecimento líquido |
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Cilindrada | 149,6 cm³ |
Potência Máxima | 12,5 cv a 8.000 rpm |
Torque máximo | 1,22 kgf.m a 6.000 rpm |
Transmissão | CVT |
Altura | 1.116 mm |
Largura | 730 mm |
Comprimento | 1.990 mm |
Distância entre eixos | 1.350 mm |
Altura mínima do solo | 110 mm |
Altura do assento | 771 mm |
Peso seco | 130,3 kg |
Suspensão dianteira | Telescópica, curso 100 mm |
Suspensão traseira | Unidade articulada, curso 75 mm |
Freio dianteiro | Disco – FH CBS |
Freio traseiro | Disco – FH CBS |
Rodas | Liga Leve |
Pneu dianteiro | 90/90-14″ 52P |
Pneu traseiro | 100/90-14″ 61P |
Tanque de combustível | 6 litros |
Cores | Preto fosco, vermelho metálico e branco |
Chassi | Tubular de aço |