Teste: como anda a nova scooter Cruisym 150.

Teste: como anda a nova scooter Cruisym 150.

outubro 26, 2021 Off Por motoractionbrasil
Modelo da Dafra desembarcou no Brasil em agosto com uma proposta interessante para encarar a PCX e a NMAX.
CRUiSYM 150 CBS

CRUiSYM 150 CBS | Imagem: Divulgação

Lançada em agosto no Brasil, a scooter Cruisym 150, da Dafra, veio para enfrentar uma concorrência bastante forte que inclui a Honda PCX e a Yamaha NMAX. Veja avaliação

O design Cruisym tem uma pegada mais esportiva, resultado de suas linhas retas e angulosas e também do acabamento com uso de cromados, o que agradou e a diferencia da concorrência.   

O painel é bastante completo e totalmente digital, com velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, relógio e hodômetros. Em um dos porta-luvas, você vai encontrar um carregador com entrada USB para carregar o smartphone.

Sob o assento, há um compartimento com 18 litros de capacidade e que permite guardar um capacete modelo fechado ou um volume razoável de compras de supermercado. Uma alça localizada abaixo do guidão ainda permite carregar uma mochila, que fica entre as pernas do piloto, apoiada no assoalho do tipo plataforma, muito útil e que não atrapalha em nada na pilotagem.

A ciclística da Cruisym 150 é voltada para o uso urbano, com suas rodas de 14 polegadas que deixam a scooter relativamente macia e ideal para enfrentar os buracos e lombadas com relativo conforto. As suspensões são do tipo garfo telescópico convencional na dianteira, com 100 mm de curso, e unidade articulada na traseira, dois amortecedores com 75 mm. Os freios são a disco nas duas rodas e utiliza o sistema de freios combinados (CBS) com acionamento hidráulico.

O motor monocilíndrico de 149,6 cm³ com arrefecimento líquido oferece 12,5 cv de potência e torque de 1,22 kgf.m. Seu desempenho surpreendeu nas arrancadas e a aceleração atende bem a expectativa dentro da categoria, apesar de menos capaz que suas rivais.

Dafra Cruisym 150 2022
Dafra Cruisym 150 2022 – Imagem: Divulgação

O câmbio do tipo CVT, como na maioria das scooters, tem funcionamento adequado para o que se espera de um modelo como esse. O peso leve, de 130 kg, facilita a vida no dia a dia e pode ser um bom argumento para o público feminino. A Cruisym 150 está disponível nas cores preto fosco, vermelho metálico e branco.

Conclusão

A Cruisym 150 se mostrou bastante adequado ao uso diário e pode ser uma alternativa para quem deseja sair das atuais lideres de mercado. O preço em outubro, de R$ 14.990,00, no entanto, é superior ao da Honda PCX CBS (R$ 13.510 sem incluir frete), o que pode ser um aspecto que afaste alguns potenciais clientes.

Em setembro, a scooter da Dafra emplacou 65 unidades, um número ínfimo comparado ao da NMAX (1.644 unidades) e PCX (2.857 unidades). Prova que a tarefa da Cruisym não será das mais fáceis.

Dafra Cruisym 150 2022
Dafra Cruisym 150 2022 – Imagem: Divulgação

Ficha técnica

Motor4 tempos, monocilíndrico, arrefecimento líquido
Cilindrada149,6 cm³
Potência Máxima12,5 cv a 8.000 rpm
Torque máximo1,22 kgf.m a 6.000 rpm
TransmissãoCVT
Altura1.116 mm
Largura730 mm
Comprimento1.990 mm
Distância entre eixos1.350 mm
Altura mínima do solo110 mm
Altura do assento771 mm
Peso seco130,3 kg
Suspensão dianteiraTelescópica, curso 100 mm
Suspensão traseiraUnidade articulada, curso 75 mm
Freio dianteiroDisco – FH CBS
Freio traseiroDisco – FH CBS
RodasLiga Leve
Pneu dianteiro90/90-14″ 52P
Pneu traseiro100/90-14″ 61P
Tanque de combustível6 litros
CoresPreto fosco, vermelho metálico e branco
ChassiTubular de aço