Toyota CH-R de próxima geração terá versão 100% elétrica.
junho 13, 2022Ele será uma opção de SUV elétrico posicionado entre o Yaris Cross e o Corolla Cross para o mercado europeu.
A próxima geração do Toyota C-HR para os mercados ocidentais terá pela primeira vez uma versão totalmente elétrica. Segundo a imprensa europeia apurou, o SUV compacto que é um grande sucesso da marca japonesa na Europa deve ser atualizado em 2023, com a opção elétrica chegando ao mercado um pouco depois.
O novo modelo faz parte da ‘ofensiva’ que promete colocar no mercado 30 veículos elétricos até 2030. Boa parte desses futuros modelos elétricos foi antecipada por uma apresentação em dezembro do ano passado onde a marca japonesa mostrou nada menos que 16 conceitos de VEs.
O visual deve seguir a escola do modelo atual, com linhas arredondadas e muitos vincos, um design que foi adiantado em parte pelo protótipo “Crossover EV Concept”.
Posicionado entre o Yaris Cross e o Corolla Cross, o CH-R é um dos híbridos mais vendidos da Toyota na Europa, mas que também marca presença em outros mercados, como a China. Por lá, o crossover compacto possui duas versões totalmente elétricas, exclusivas para o mercado local.
Outro ponto interessante é que a Toyota não irá montar a nova geração do CH-R na plataforma e-TNGA, que é dedicada aos veículos elétricos. O motivo seria o fato de que as fábricas europeias não são adaptadas a essa arquitetura e sim à TNGA-B e TNGA-C.
Dessa forma, relata-se que o Toyota C-HR de próxima geração será montado sobre uma nova plataforma chamada E3. Na prática, ela é uma arquitetura multi-energia (híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos) e será uma evolução da TNGA-C que também irá incorporar alguns elementos da e-TNGA e estará pronta por volta de 2025.
Enquanto a segunda geração do Toyota CH-R está prevista para 2023, a versão totalmente elétrica chegará um pouco depois, quando a nova plataforma estiver operacional nas fábricas europeias.
Nenhum detalhe técnico foi divulgado, mas é possível que o SUV compacto utilize o trem de força já conhecido no Toyota bZ4X, ou seja, as opções de 204 cv ou 218 cv (tração integral) e uma bateria de 71,4 kWh. Esse conjunto poderia render uma autonomia superior a 500 km considerando o porte do veículo.