Vendas de carros elétricos mais que dobram em 2021 no Brasil.

Vendas de carros elétricos mais que dobram em 2021 no Brasil.

novembro 8, 2021 Off Por motoractionbrasil

Anfavea divulga relatório de vendas do acumulado no ano com destaque para o avanço dos veículos eletrificados.

Fiat 500e (BR)

Enquanto amarga o pior mês de outubro em cinco anos, tanto em produção como em vendas, a indústria automotiva continua observando um crescimento forte nas vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos) e indicam um novo recorde para os eletrificados em 2021.  

Considerando os automóveis e comerciais leves, as vendas do acumulado de 2021 (janeiro a outubro) já representam mais que o dobro do resultado de todo o ano de 2020. Foram 1.805 emplacamentos de carros elétricos, contra 801 no ano passado, um crescimento de 125,3% até o momento e que deve superar os 150% quando encerrar o ano.Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)

No mesmo intervalo foram emplacados 25.135 modelos híbridos, um crescimento menor, mas ainda importante sobre o total de 2020, com 18.944 unidades. Ao todo, os veículos eletrificados foram responsáveis por 26.940 registros nos primeiros dez meses do ano, atingindo 1,7% de participação de mercado – em 2020 eles respondiam por 1,0% do mercado. 

O relatório da Anfavea também destaca o crescimento das novas tecnologias de propulsão no segmento de ônibus e caminhões. De janeiro a outubro foram emplacados 67 veículos movidos a gás natural e 157 veículos elétricos, número puxado pelo bom desempenho dos primeiros caminhãos elétricos a chegarem ao mercado e que tende a crescer de forma mais acelerada a partir de 2022.Impressões ao dirigir: VW e-Delivery

Recentemente, diversas entidades dos setores automotivo e de biocombustíveis se uniram para a construção de um plano estratégico para promoção da Mobilidade Sustentável de Baixo Carbono (MSBC) no Brasil. 

O movimento MSBC é destinado a promover cooperação multidisciplinar sobre temas relacionados à descarbonização da mobilidade, contribuindo para as discussões sobre políticas públicas que envolvam tecnologias de baixo carbono, entre elas a hibridização e a célula de combustível que usem fontes sustentáveis de energia, estimulando o desenvolvimento econômico equilibrado e socialmente inclusivo.

Fonte: Anfavea