Volkswagen completa 69 anos de atuação no Brasil.
março 25, 2022Confira a linha do tempo da atuação da empresa no país.
A Volkswagen comemora seus 69 anos de atuação no Brasil e relembra o início em sua primeira sede localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em quase sete décadas, a marca alemã se consagrou como pioneira e vanguardista ao trazer tecnologias e soluções inéditas para a indústria brasileira, além dos lançamentos de modelos icônicos para o mercado nacional.
A aceleração da sequência de décadas focadas em inovações e desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado brasileiro foi ainda mais visível a partir de 1959 com a inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen construída fora da Alemanha.
Seis anos depois, a expansão foi além com a fundação do primeiro centro de desenvolvimento, pesquisa e design, nunca visto antes no segmento de automóveis no País. A consequência do crescimento acelerado já se mostrou em 1970, quando a VW alcançou a marca de um milhão de carros produzidos.
Nas décadas seguintes, mais de 33 linhas de produto diferentes foram desenvolvidas, outras três fábricas foram inauguradas (São Carlos – SP, Taubaté – SP e São José dos Pinhais – PR), e a marca alemã ultrapassou as mais de 24 milhões de unidades fabricadas e mais de 12,5 milhões de motores construídos no País.
Linha do tempo dos principais marcos de tecnologia e inovação em cada década de presença da Volkswagen no Brasil:
Anos 50 – Democratização do automóvel por meio da nacionalização da marca no Brasil. Em 1959, a Kombi tinha 50% de suas partes produzidas localmente e o Fusca entrou para o time dos nacionalizados, passando a receber 54% das peças fabricadas localmente.
Anos 60 – Inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Anos 70 – No início da década, em 1972, chegavam às concessionárias o SP1 e o SP2, trazendo um design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade, com motores 1.6l (SP1) e 1.7l (SP2). Em 1973, a marca se colocou um passo à frente com o lançamento do Brasília, apresentando um conceito moderno de carroceria hatchback, o primeiro no País. No ano seguinte, foi apresentado o Passat, dando um salto tecnológico na aplicação do novo trem de força dianteiro com refrigeração líquida, aliado as novas molas helicoidais da suspensão, entregando um conjunto mais dinâmico, confortável e responsivo.
Anos 80 – Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional, trazendo uma nova família de modelos, liderada pelo Gol na sua primeira geração. O sucesso foi tanto que o modelo se manteve na liderança por 27 anos consecutivos e até hoje é o modelo mais produzido, vendido e exportado do mercado brasileiro.
Anos 90 – Em sua segunda geração, o VW Santana trouxe, em dois anos seguidos, inovações pioneiras nos itens de segurança e motorização. Em 1991, o modelo foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS.
Anos 2000 – Ainda no início da década, em 2002, a VW cravou a revolução no segmento de compactos premium com a chegada do Polo na planta de São Bernardo do Campo, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”, o primeiro da marca a receber direção eletro-hidráulica e a introdução de soldas a laser, proporcionando uma carroceria mais rígida e segura.
Anos 2010 – O modelo up!, lançado em 2014, foi o primeiro veículo do mercado de compactos de entrada a alcançar a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. Produzido em Taubaté (SP), o modelo conquistou as cinco estrelas e deu sequência à história de sucesso da marca quando o assunto é segurança, iniciada com o lançamento do Golf em 2013.
Anos 2020 – A chegada do Nivus, em 2020, ficou marcada por uma revolução completa em design e conectividade. O modelo, totalmente desenvolvido no Brasil, foi o primeiro SUV com linhas cupê do segmento. No interior, foi o primeiro modelo que recebeu a nova central multimídia da marca, o VW Play, trazendo interface intuitiva, conexão com smartphone sem fio e aplicativos nativos. O SUVW é o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil que está sendo produzido e comercializado na Europa, sob a alcunha de Taigo.