Volkswagen Golf pode não ter uma nova geração, revela CEO da marca.

Volkswagen Golf pode não ter uma nova geração, revela CEO da marca.

agosto 3, 2022 Off Por motoractionbrasil

Thomas Schäfer culpa o custo de desenvolvimento de um motor a combustão e diz que a decisão será tomada nos próximos 12 meses.

Volkswagen Golf R

Em março de 2021, a Volkswagen adiantou-se e anunciou que Golf, T-Roc, Tiguan e Passat teriam novas gerações com motores a combustão. Parece que a fabricante fez essa declaração cedo demais, pois o futuro do Golf pode não ser tão bom assim, como revela o novo CEO da empresa, Thomas Schäfer, em entrevista ao jornal alemão Welt, dizendo que a decisão sobre criar uma 9ª geração ainda não foi feita.

Ex-chefe da Skoda, Schäfer assumiu o controle da marca Volkswagen no dia 1º de julho e tem questionado o futuro do Golf por causa dos custos de desenvolvimento cada vez mais altos para carros com motores a combustão. As regras de emissões do Euro 7 devem começar a valer nos próximos anos e isto aumentar o preço de um carro a combustão entre 3.000 e 5.000 euros (R$ 16 mil e R$ 26,7 mil), segundo o executivo. Ele ainda disse que o segmento de entrada, não terá mais preços iniciais na casa dos 10.000 euros (R$ 53,5 mil). A justificativa é que fazer motores a combustão adequados às novas legilações aumenta muito custo de desenvolvimento.

Volkswagen Golf R “20 Years” 2022

O CEO da Volkswagen confirma que a reestilização de meia-vida do Golf atual está sendo criada, mas a próxima geração ainda é dúvida. Schäfer destaca que desenvolver um novo carro a combustão que não deve ter o tradicional ciclo de vida de 7 a 8 anos pode não valer a pena, adicionando que é “extremamente caro” fazer um carro atender ao Euro 7.

Lendo as entrelinhas, a declaração do executivo sobre uma 9ª geração do Golf não ficar cerca de 8 anos nas lojas está relacionada à decisão da União Europeia de banir os carros a combustão a partir de 2035. A geração atual foi lançada em 2019 e deve receber uma reestilização entre 2023 e 2024, então ficará no mercado mais três ou quatro anos depois da renovação.

Assim, uma 9ª geração do Golf seria lançada por volta de 2027 e seu adeus ao mercado coincidiria com o final dos motores a combustão na Europa. Alguns mercados ainda podem decidir fazer a transição para as vendas somente de elétricos antes disso, o que teria um impacto nas vendas do Golf.

Thomas Schäfer afirma que a decisão final sobre a 9ª geração do Golf será tomada nos próximos 12 meses. O executivo diz que carros pequenos tem uma dificuldade maior de absorver os custos de desenvolvimento por causa das regras do Euro 7. Isto indica que o futuro do Polo também não é dos melhores, visto que é ainda menor e mais barato. Aliás, a Audi já confirmou o fim do A1 (que tinha a mesma plataforma que o Polo) após esta geração, junto com o crossover Q2.

Fonte: Welt.de