Volvo reduzirá oferta de sedãs e peruas para priorizar SUVs.
março 4, 2021Estratégia visa acompanhar as tendências do mercado, que cada vez mais prefere utilitários
Tradicionalmente composto por variados sedãs e belas peruas, o portfólio de veículos da Volvo deverá passar por consideráveis transformações nos próximos anos. Em entrevista concedida à revista britânica Autocar, o chefão da marca, Håkan Samuelsson, afirmou que alguns dos veículos ofertados atualmente serão descontinuados e que SUVs serão priorizados entre os próximos lançamentos.
A mudança de estratégia não significa retirada completa dos três-volumes e stations do catálogo, mas sim redução da oferta. Segundo o executivo, a marca oferece “muitos sedãs grandes e pequenos, longos e extra-longos” e alguns poderão sair de linha. Dessa forma, as atenções serão concentradas nos SUVs da linha XC, que hoje representam mais de 75% das vendas totais da Volvo.
Galeria: Volvo V60 T5 (BR)
Apesar da mudança, Samuelsson tranquilizou os consumidores de perfil mais purista. “Um carro prático e mais baixo também pode ser realmente interessante, especialmente porque somos elétricos e precisamos de menor resistência do ar”, disse. Em outras palavras, os carros de passeio não serão cancelados totalmente, mas clientes interessados terão menos opções ao comprar um modelo das linhas S ou V.
Entre as novas prioridades estão SUVs elétricos desenvolvidos para complementar a gama hoje formada pelos modelos XC40 Recharge e C40 Recharge recém-lançado. O XC90, por exemplo, terá pelo menos uma versão totalmente elétrica na próxima geração, enquanto os futuros XC20 e C20 já nascerão com opções EVs. Há planos ainda para um inédito XC100, posicionado no topo da gama, mas nada foi confirmado oficialmente por enquanto.
Volvo C40 Recharge
Todos os novos elétricos serão vendidos exclusivamente online e terão suporte para atualizações remotas, com melhorias em termos de autonomia, velocidade de carregamento e ajustes para o sistema de entretenimento. O estreante C40 Recharge é o primeiro carro moderno da empresa a eliminar o uso de couro – tendência que será seguida por todos os próximos lançamentos elétricos.
Fonte: Autocar