Volvo Trucks apresenta caminhão com células de combustível a hidrogênio.
junho 22, 2022A empresa apresentou a tecnologia na Europa e pretende comercializar ainda nesta década.
A Volvo Trucks apresenta caminhão com células de combustível a hidrogênio e zero emissões de CO², na Europa. Os caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável à de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.
Células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.
As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.
A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.