Wilson Sons comemora recorde de movimentação de cargas no RS

Wilson Sons comemora recorde de movimentação de cargas no RS

novembro 1, 2023 Off Por motoractionbrasil

O Tecon Santa Clara também comemora seus sete anos em funcionamento.

Wilson Sons

Wilson Sons comemora os sete anos do Tecon Santa Clara, terminal de contêineres de navegação interior localizado em Triunfo (RS), e também o recorde em movimentação de cargas, em setembro, de 5.073 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Este é o melhor desempenho desde que o terminal começou a operar, em outubro de 2016, quando a parceria entre Wilson Sons e Braskem reativou o Píer IV do terminal e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto do Rio Grande.

Até então, a maior movimentação obtida havia sido em março deste ano, quando o Tecon Santa Clara atingiu 4.765 TEU (2.539 contêineres), 6,4% a menos que o novo índice. Além disso, o terminal completou 283.780 TEU transportados em seus sete anos de operação.

O terminal

Localizado estrategicamente no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Conta com duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande, levando a carga gaúcha para o mundo.

Com cerca de 170 clientes, tem como principais mercadorias transportadas resinas, frango congelado, madeira, borrachas, tabaco, sucata, utensílios domésticos, móveis e plásticos. Os produtos têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari e Serafina Corrêa.

Investimentos

Os bons resultados do Tecon Santa Clara ao longo de seus sete anos de operação se devem aos investimentos da Wilson Sons, que aposta na eficiência do modal hidroviário e valoriza sua natureza sustentável. Resultado disso é que, em 2022, o Tecon Santa Clara foi destacado como um dos melhores do Brasil pelo Ministério da Infraestrutura no Prêmio Portos + Brasil, na categoria Movimentação de Contêineres em Terminais Privados.

Para Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, é fundamental para a economia do Rio Grande do Sul investir na diversificação da malha logística. “A navegação interior é importante para a economia gaúcha sendo uma ferramenta para ampliar os seus resultados econômicos e ambientais”, ressalta.

Por: Redação