Yamaha lança a inédita retrô FZ-X.
junho 18, 2021Derivada da street FZ FI, nova moto mescla estilo scrambler com elementos modernos. Vendas começam neste mês na Índia.
Como se especulava, a novidade que a Yamaha prometeu apresentar na Índia nesta sexta-feira, 18, é mesmo a FZ-X, uma versão retrô baseada na street FZ FI. A nova moto não desaponta quem esperava um modelo que consegue mesclar traços de uma scrambler com elementos futuristas e antigos.
Apesar do visual bastante chamativo que conta até com um farol circular com luz diurna de LED, a FZ-X é uma moto acessível, com preço de 117 mil rúpias, algo como R$ 7.920. Comparada à FZ FI, são cerca de R$ 850 a mais.
Disponível em três combinações, a Yamaha utiliza o mesmo motor de 149 cm³ da FZ FI, com 12,6 cv de potência, associado a um câmbio manual de cinco velocidades. O chassi também é o mesmo, apesar das diferenças visuais.
A FZ-X, no entanto, é um pouco mais pesada: 139 kg contra 135 kg da street com ares de naked. As duas possuem o mesmo sistema de freios, mas retrô vem equipada com ABS de série enquanto os pneus da primeira têm um padrão de banda de rodagem diferente.
Yamaha FZ-X 2022 – Imagem: Divulgação
Por outro lado, o tanque da FZ-X é bem menor com apenas 10 litros, três a menos que a FZ-FI. A altura do assento é 2 cm maior que a irmã, com 810 mm. Embora a altura do solo seja idêntica, a FZ-X é uma moto mais alta, mais larga e comprida.
A estreante possui um painel de instrumentos digital até bastante simples e há a opção para equipá-la com conexão Bluetooth, mas o preço sobe cerca de R$ 200.
Galeria de imagens da Yamaha FZ-X
Yamaha FZ-X 2022 | Imagem: Divulgação
Comparar o estilo da FZ-X com a FZ-FI é ter uma surpresa agradável quanto ao efeito que as diversas modificações estéticas tiveram em transformá-las em motos tão diferentes mesmo com tantos itens idênticos.
Espera-se que um potencial sucesso da nova moto estimule a Yamaha a estender para outros mercados esse conceito, incluindo o Brasil.