Yamahauler: quando a Toyota usou a Yamaha para vender picapes Na década de 1970, marcas nipônicas se juntaram para abrir caminho à Hilux no concorrido mercado norte-americano.
dezembro 29, 2020Nos EUA da década de 1970, poderia não parecer uma boa ideia tentar vender uma picape por lá. Ford, Chevrolet e Dodge dominavam o mercado norte-americano em um segmento extremamente tradicionalista. Então, quando a Toyota introduziu a Hilux por lá naquela época, precisou de uma forcinha.
Para promover a chegada de uma nova configuração com caçamba alongada da Hilux, chamada então apenas de “Toyota Truck”, a empresa fez uma parceria com a Yamaha para promover as vendas da picape em 1974. O resultado foi uma Yamahauler, algo como “puxadora de Yamaha” na tradução livre, e o resultado é esse das fotos.
Apesar de ser praticamente idêntica a qualquer outra Hilux daqueles tempos, incluindo o pequeno motor 2.0 carburado, a Yamahauler foi um carro único, que trazia uma moto de competição da Yamaha na caçamba e foi usada em diversas ações de vendas da picape ao longo dos anos 1970.
Ela trazia uma pintura metálica exclusiva, com tonalidades complementares nas laterais, o que resulta em um visual típico daqueles tempos. Para fechar o desenho, foram usadas rodas da Cragar, famosa marca de equipamentos para os “muscle cars” dos EUA. A Yamahauler ainda tinha itens únicos como turbo, suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas.