Cadillac: GM estuda lançar oficialmente sua marca de luxo no Brasil.
setembro 19, 2022Eletrificação e plataforma Ultium torna estratégia “bem quente” para acontecer.
A General Motors tem o compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul. Assim a companhia norte-americana começou o comunicado no qual confirmou o lançamento dos novos Blazer e Equinox elétricos no mercado brasileiro. Recentemente, Motor1.com viajou até os Estados Unidos para conhecer os mais recentes veículos elétricos da marca e fazer uma verdadeira imersão na plataforma Ultium. Mas teremos mais novidades além disso.
O grande trunfo da GM é sem dúvida a plataforma Ultium, a qual mostramos em detalhes direto dos laboratórios do Warren Tech Center (veja o vídeo). Modular e inovadora, será a base para todos os veículos elétricos de todas as suas marcas, o que inclui a luxuosa Cadillac.
Em nossa missão nos Estados Unidos, uma das tarefas foi o test-drive do novíssimo Cadillac Lyriq, primeiro veículo 100% elétrico da marca construído sobre plataforma Ultium. Como responsável pela nova era de eletrificação da Cadillac, o SUV tem a missão de manter os valores e virtudes que fazer a marca de luxo da GM ser tão desejada.
Cadillac Lyriq
Com 5m de comprimento e entre-eixos de 3,09m, é um SUV de luxo maior que BMW iX, Audi e-Tron e Mercedes-Benz EQC. Sua configuração padrão é a de tração traseira, mas oferece opção “Performance” com tração nas quatro rodas. A bateria Ultium posicionada sob o assoalho oferece a distribuição de peso próximo de 50/50. Seu motor elétrico gera 345 c de potência (255 kW) e 44,8 kgfm de torque.
Por dentro, o acabamento é um dos mais sofisticados já criados. Materiais de altíssima qualidade espalhados por toda a cabine, uma impressionante tela curva de 33″ com capacidade para reproduzir 1 bilhão de cores, cancelamento de ruído ativo de próxima geração da Cadillac e sistema de áudio AKG Studio de 19 alto-falantes (incluindo alto-falantes de encosto de cabeça) são os pontos de destaque do Lyriq.
Cadillac Lyriq 2023
Em nosso primeiro contato no Milford Proving Ground, no estado de Michigan, o Lyriq se mostrou com um excelente equilíbrio e com nível de construção muito sólido. O gigantesco painel de instrumentos integrado com a central multimídia não parece exagerado e exala tecnologia. Rodar suave e extremamente confortável ditaram as nossas poucas voltas no circuito que simula os piores asfaltos dos Estados Unidos. Sim, existe asfalto ruim lá.
Você quer saber se é suficiente para encarar os rivais alemães? Sim, e com folga, para todos que procuram um SUV bem equilibrado e com muito luxo.
Mais importante do que um contato com o Lyriq é o que está por trás da nossa visita. Será vendido no Brasil? Pela primeira vez em muitos anos, a resposta é muito próxima do sim. Nenhum executivo deu uma declaração oficial, até porque um anúncio desta magnitude precisa respeitar a hierarquia.
No entanto, alguns deles não escondem mais que a GM América do Sul está estudando fortemente o lançamento da Cadillac no Brasil. A estratégia é bem clara. A GM tem o objetivo de liderar a eletrificação na América do Sul e isso exige uma linha completa, inclusive em um nível de diversificação que ainda não tem no Brasil. Também não é segredo que a GM lançará 30 veículos elétricos e autônomos até 2025, um plano global fruto de um investimento de USD 35 bilhões.
Outro ponto importante será a rentabilidade. Os novos modelos Chevrolet, como Blazer e Equinox elétricos, terão atributos suficientes para encarar rivais até mesmo de segmentos premium, mas com a Cadillac a GM ocupará um nível superior. Vimos tudo que o Cadillac Lyriq já oferece por lá, e com o Celestiq, o sarrafo será ainda maior. Isso sem falar no futuro SUV que será feito no México.
Chevy Blazer EV 2024
Sim, a GM produzirá o novo SUV elétrico da Cadillac no México, em Ramos Arizpe, na mesma planta de onde sairão os novos Blazer EV e Equinox EV. Este novo SUV elétrico de luxo ainda é cercado de muito mistério, mas rumores apontam que será um modelo de porte equivalente ao XT4, que tem entre-eixos de 2,78 m e comprimento de 4,60 m. Ou seja, um SUV elétrico de porte médio.
Segundo pessoas ligadas à marca, o que está sendo estudado é a forma como a Cadillac desembarcará por aqui. Se seguir os passos de outras marcas de alto luxo, como Aston Martin e McLaren, por exemplo, poderá ter lojas exclusivas da Cadillac em praças estratégicas, com atendimento e ambiente diferenciado e utilizar a ampla rede Chevrolet espalhada pelo Brasil como pontos de assistência. Com a plataforma Ultium, a parte “básica” do atendimento será a mesma.