Tesla Cyberquad (para crianças) deve ser desativado após lesão em mulher.
outubro 31, 2022Quadriciclo elétrico não cumpre padrão de segurança obrigatório nos EUA. Compradores das 5 mil unidades vendidas serão reembolsados.
Tesla Cyberquad | Imagem: Tesla
O Tesla Cyberquad para crianças foi chamado para recall nos Estados Unidos após uma mulher, de 36 anos, se lesionar durante uso do veículo junto a uma criança de 8 anos. Lançado no final de 2021, o modelo é uma versão “mini” do prometido quadriciclo Cyberquad de tamanho maior, que apareceu junto a Cybertruck, em 2019, mas ainda não foi lançado.
De acordo com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, conhecida pela siga CPSC nos EUA, o Cyberquad não cumpre o padrão de segurança obrigatório para quadriciclos para jovens, incluindo os fatores suspensão mecânica e pressão dos pneus. A CPSC disse que a mulher teve uma lesão em seu ombro durante uso do modelo.A entidade afirma que os usuários devem interromper o uso do veículo e entrar em contato com a Radio Flyer, parceira da Tesla neste projeto, para obter reembolso.
O Cyberquad não será consertado. Neste caso, a solução será devolver o dinheiro aos compradores. Os donos devem remover o controlador de motor do veículo, o que vai desativar o modelo permanentemente, e enviar a peça para a Radio Flyer, que fará o reembolso. Além disso, haverá uma ajuda de custo de US$ 50 para o eventual descarte do produto.
Vendido exclusivamente online, o produto tinha preço de US$ 1.900 e o total de 5 mil unidades foram vendidas. O quadriciclo conta com estrutura de aço, assento almofadado e suspensão ajustável. O freio é a disco na traseira e há barras de LED para iluminar o veículo.
A Tesla não informou a potência do Cyberquad, mas disse que a bateria tem autonomia de 24 km (15 milhas), enquanto que a velocidade máxima é de 16 km/h (10 mph).