Veja do alto o que sobrou da fábrica da Ford em São Bernardo.

Veja do alto o que sobrou da fábrica da Ford em São Bernardo.

novembro 28, 2022 Off Por motoractionbrasil
Imagens de drone revelam que pouco sobrou da tradicional planta que já fabricou modelos famosos como o Aero Willys, Corcel, Escort e Fiesta, entre outros.
A antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo: futuro centro logístico

Uma história de cerca de 70 anos da indústria automobilística desapareceu na região do Taboão, em São Bernardo do Campo. Era numa imensa área de cerca de 1 milhão de metros quadrados que até o final de 2019 funcionava a mais antiga fábrica ativa da Ford, além de boa parte de sua sede no país.

Após o anúncio da montadora norte-americana em janeiro de 2021 de que não iria mais produzir veículos no Brasil, um dos maiores mercados de automóveis do mundo, o local passou a ser alvo de disputas por sua aquisição, incluindo o grupo CAOA, interessado em manter uma linha de montagem de veículos no ABC.

No entanto, a área acabou sendo adquirida pela Construtora São José e a FRAM Capital, por um valor de R$ 550 milhões, para ser transformada em um centro logístico com 13 galpões. Foi o sinal para que meses depois o complexo de prédios industriais começasse a ser demolido.

Ao fundo, área de galpões ao lado da Mercedes-Benz já foi derrubada
Ao fundo, área de galpões ao lado da Mercedes-Benz já foi derrubada

Quase dois anos após o anúncio da decisão da Ford de abandonar a produção no Brasil, o que se vê na antiga fábrica são apenas sinais de um lugar onde um dia foram produzidos veículos icônicos como o Corcel, o Escort, Del Rey e o Fiesta, entre outros.

Imagens aéreas do canal iTechdrones, do Youtube, feitas nesta semana mostram o que sobrou da planta. Os diversos galpões que acomodavam as linhas de montagem, que também incluíram a produção de caminhões e utilitários, vieram abaixo, restando apenas o piso original para demarcar sua localização.

A fábrica da Ford em 2020 e neste ano
A fábrica da Ford em 2020 e neste ano

Restam um prédio administrativo, erguido pela Willys, que deve ser transformado em data center, e dois outros galpões que serão mantidos com novas funções como praça de alimentação, academia e áreas de apoio.

O terreno ocupado pela Ford possuía três delimitações, uma área mais elevada onde ficavam os escritórios e também parte da produção, outra onde existiam grandes estacionamentos, e uma terceira, paralela à fábrica de caminhões da Mercedes-Benz. Esta última praticamente desapareceu.

Ford chegou ao local em 1967

A fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada pela montadora Willys nos anos 50, que produziu modelos como o Aero Wyllis e o Rural. Somente em 1967, a Ford adquiriu as instalações após sua fábrica na capital paulista se mostrar muito limitada.

Na época, o ABC dominava a produção nacional de veículos, com unidades da VolkswagenGeneral MotorsMercedes-Benz e Toyota – além da Ford. Somente em 1976 a Fiat quebraria esse tabu, levando a montagem automóveis e utilitários também para Minas Gerais.

Fábrica da Ford em São Bernardo em 2013: em breve nas mãos da CAOA
Fábrica da Ford em São Bernardo em 2013: produção de modelos icônicos como o Fiesta

Atualmente, a Volks mantém sua fábrica na Anchieta ativa enquanto a GM investe na história unidade de São Caetano para produzir a nova Montana. Enquanto a Mercedes sobrevive na região, a Toyota decidiu fechar a tradicional unidade de São Bernardo, onde montou o pioneiro Bandeirante. Suas principais fábricas já ficam no interior de São Paulo há tempos.

Em 2022, a Ford emplacou pouco mais de 16 mil veículos até outubro e ocupa a 14ª posição no ranking de vendas.

Por: Ana Ferreira