Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico.

Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico.

dezembro 5, 2022 Off Por motoractionbrasil

Tesla semi ainda não tem preço definido.

Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, entregou na última quinta-feira (1) o primeiro caminhão pesado da empresa, o Semi, à PepsiCo, mas não ofereceu previsões atualizadas sobre qual será seu preço, planos para a fabricação ou sua capacidade de transporte de carga.

Musk, que apareceu no palco em evento na fábrica da Tesla no Estado norte-americano de Nevada, disse que o caminhão movido a bateria reduzirá as emissões de poluentes, e pode superar os modelos existentes a diesel em força e segurança. 

A Tesla também não divulgou o peso de um Semi descarregado, uma especificação fundamental que os analistas esperavam obter e uma consideração importante para a eficiência dos caminhões elétricos.

Em 2017, a Tesla havia dito que a versão com autonomia de 482 quilômetros do Semi custaria 150 mil dólares, e a versão de 804 quilômetros, 180 mil dólares. Porém, os preços dos veículos elétricos de passageiros da fabricante aumentaram acentuadamente desde então. Robyn Denholm, presidente da Tesla, disse recentemente que a montadora pode produzir 100 Semis em 2022.

Musk afirmou que a Tesla pretende produzir 50 mil desses caminhões em 2024. 

Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico.

ESPECIFICAÇÕES E AUTONOMIA

O Semi usa três motores elétricos desenvolvidos para a versão de desempenho do Model S, da Tesla, com apenas um deles em velocidade de rodovia e dois de reserva para quando o caminhão precisa acelerar, um recurso que torna-o mais eficiente em termos de energia, disse Musk.

Essa coisa tem uma força absurda em relação a um caminhão a diesel“, disse Musk. “Basicamente, é como um elefante se movendo como um guepardo.”

Com um supercharger, a bateria maior deve ser carregada tanto em 30 minutos que a carga permita 50% do alcance (400 quilômetros). Segundo a Tesla, o caminhão deve consumir cerca de 2 KWh por a cada 1,6 quilômetro percorrido, quando totalmente carregado (em peso), o que significaria um consumo de 125 kWh por 100 km. Para o alcance prometido, o conteúdo de energia da bateria deveria estar em torno de 1.000 kWh.

Durante o evento de entrega das primeiras unidades, a Tesla informou que os caminhões a diesel são 20% mais caros por quilômetro em operação; Com o camião elétrico, os transportadores poderiam poupar 200.000 dólares (R$ 105 mil) por ano. E que o caminhão Semi pode percorrer 1,6 milhão de quilômetros sem avarias. Mesmo sem dois motores, o caminhão articulado ainda pode vencer um caminhão a diesel. E os freios funcionariam praticamente sem desgaste, já que a desaceleração é feita em grande parte por recuperação.

Por: Ana Ferreira