Mitsubishi confirma lançamento de 16 novos veículos até 2028.

Mitsubishi confirma lançamento de 16 novos veículos até 2028.

março 14, 2023 Off Por motoractionbrasil

Calendário adiantado em teaser inclui picapes, SUVs (grandes e compactos), híbridos e elétricos.

Mitsubishi - Calendário de lançamentos

Em apresentação realizada recentemente para investidores, a Mitsubishi divulgou detalhes de seus planos para os próximos anos e confirmou que lançará nada menos que 16 novos veículos até 2028. Desse total, pelo menos 9 modelos serão total ou parcialmente eletrificados (ou seja, serão híbridos, plug-in ou puramente elétricos). A lista inclui picapes, SUVs, minivans, compactos e até kei cars.

Dos 16 modelos anunciados, 14 ainda são inéditos e serão revelados no decorrer dos próximos 5 anos. Os outros dois compõem o calendário, mas já são conhecidos: o crossover ASX para a Europa (clone do Renault Captur) e kei car Delica Mini (oferecido exclusivamente no Japão). Os próximos lançamentos, programados ainda para este ano, são a nova geração da picape L200 Triton e a versão de produção do XFC Concept (SUV rival do Hyundai Creta).Mitsubishi – Calendário de lançamentos

Mitsubishi – Calendário de lançamentos

Em 2025, chegará ao mercado novo SUV identificado como PPV (sigla para Pickup-based Passenger Vehicle). Será construído com carroceria sobre chassi, terá motores tradicionais e espaço interno com três fileiras de bancos. Na prática, será a nova geração do Pajero Sport. Para a mesma época estão previstos SUV ligeiramente menor (também com três fileiras) e inédita MPV.

Antes, em 2024, será lançada a nova geração do compacto Colt. Nome tradicional no portfólio da Mitsubishi, o modelo seguirá a mesma receita do ASX e tomará como base a plataforma de um modelo de origem Renault – no caso, o Clio. No mesmo período será revelada versão híbrida da minivan Xpander, vendida principalmente na Ásia.

Já entre as novidades sem datas específicas de lançamento (o prazo limite é 2028) estão inédita picape e SUV puramente elétricos, modelos híbridos e veículos desenvolvidos em parceria com Nissan e Renault.

Os mercados prioritários para a Mitsubishi continuam sendo Sudeste Asiático e Oceania. Na sequência, são listados países da África, Oriente Médio e América do Sul (incluindo Brasil). Já a América do Norte (incluindo o México), Europa, China e Japão são listados apenas em terceira posição no critério de prioridades da marca. Nestes mercados, a empresa manterá sua presença sem expectativa de ampla expansão.

Já Rússia, Índia, Coreia do Sul e Papua Nova Guiné continuam sendo zonas cinzentas para a Mitsubishi, ou seja, regiões onde a montadora não tem interesses claros.