Mini dá adeus ao Clubman com versão Final Edition limitada a 1.969 unidades

Mini dá adeus ao Clubman com versão Final Edition limitada a 1.969 unidades

março 23, 2023 Off Por motoractionbrasil

Versão “perua” do Mini Cooper sairá de linha pela segunda vez, por conta da baixa procura

Mini Clubman Final Edition

A Mini está revendo a sua linha para a próxima geração e uma das mudanças será o fim do Clubman, a versão “perua” do hatchback. A sua despedida não só foi confirmada, como também está sendo comemorada com uma edição especial chamada Final Edition, limitada a 1.969 unidades, uma referência ao ano em que fez sua estreia.

Ainda não há detalhes sobre o possível lançamento no Brasil, como quantas unidades viriam ao país ou quanto custaria, algo que a BMW, dona da Mini, deve anunciar em breve – a fabricante costuma trazer a maioria das versões especiais da Mini. O Clubman não é mais vendido por aqui, mas chegou a ser oferecido até na variante esportiva John Cooper Works, então existem chances de que desembarque no mercado nacional.

Mini Clubman Final Edition

Mini dá adeus ao Clubman com versão Final Edition limitada a 1.969 unidades
Mini dá adeus ao Clubman com versão Final Edition limitada a 1.969 unidades

Mini dá adeus ao Clubman com versão Final Edition limitada a 1.969 unidades

O Clubman Final Edition será vendido em três versões: branco Nanuq, preto Enigmatic e prata Melting. A carroceria também terá um acabamento em cobre Shimmer em alguns lugares como no entorno da grade e nas faixas que adornam o capô, as saias laterais e a traseira. A coluna C traz um emblme com a numeração do carro. Por fim, as rodas de 8 polegadas tem uma pintura em cobre e detalhes negros.

Do lado de dentro, encontraremos soleiras com o logo Final Edition, que também aparece na parte de baixo do volante envolto em couro Nappa. O acabamento utiliza uma mistura de marrom e preto. O painel de instrumentos central adota as cores verde Sage e cobre Shimmer. E, é claro, a numeração da versão também aparece na cabine, posicionada do lado do passageiro.

O Mini Clubman original foi vendido entre 1969 e 1981. Quando a BMW comprou a fabricante, decidiu reviver a perua, lançando uma nova geração em 2007, que tinha um esquema curioso de três portas, com duas do lado direito e uma só do lado esquerdo, além da tampa do porta-mals dividida no meio. A geração atual fez sua estreia em 2015.

A Mini atualmente trabalha com afinco na eletrificação de sua linha para a próxima geração. Por exemplo, existem novos detalhes sobre o Aceman EV, um SUV totalmente elétrico que contará com um motor de aproximadamente 180 cv e uma bateria de 40 kWh, o que deve ser suficiente para que tenha uma autonomia por volta de 300 km. A versão SE eleva a potência para algo próximo de 215 cv, enquanto a bateria é substituída por uma de 54 kWh, permitindo que rode por 400 km.

O Countryman também ganhará uma versão totalmente elétrica, prevista para o 1º trimestre de 2024 e a Mini divulgou algumas informações. Estará disponível nas variantes de 54 kWh e 64 kWh, usando um único motor de 190 cv na configuração básica e 272 cv na versão SE com dois motores, contando também com tração integral.


Fonte: Mini